Repositório Digital

A- A A+

As mídias na educação e a importância do rádio

.

As mídias na educação e a importância do rádio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As mídias na educação e a importância do rádio
Autor Mateus, Elisete Bastos
Orientador Boucinha, Rafael Marimon
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Mídia
Radiodifusão educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Education
[en] Media
[en] Radio
Resumo O presente trabalho tem por objetivo investigar a viabilidade e o caráter pedagógico e educacional da implantação de uma rádio em uma escola do município de Viamão, RS, com o intuito de explorar o potencial dessa mídia a partir do reconhecimento da capacidade de atingir todas as camadas sociais que esse veículo apresenta. No contexto de implantação na escola a rádio será utilizada a partir de uma aplicação pedagógica, podendo servir de subsídio na disseminação da informação dirigida de forma a facilitar o acesso à informação e, por consequência, favorecer o conhecimento a partir de uma colocação mais informal e objetiva, facilitando o entendimento. Além disso, também considerar-se-á a importância do papel da mídia na educação no que se refere à formação do cidadão com capacidade de julgamento aprimorada e portador de juízo crítico. O material investigado provém de artigos, revistas, periódicos científicos publicados online que servirão de base para uma revisão bibliográfica sobre o tema. Os principais resultados encontrados, a partir da pesquisa bibliográfica, apontam para o desenvolvimento da capacidade de autonomia dos alunos sem atividades estudantis em situações de conflito do cotidiano social, histórico e cultural e no exercício da cidadania. E, visando um mapeamento da disposição e interesse do corpo docente da escola em aderir ao processo de criação, organização e funcionamento da rádio escolar foram aplicados, a estes profissionais da educação, questionários direcionados a quantificar e qualificar a disponibilidade dos mesmos.
Abstract This study aims to investigate the implementation of a radio in a school in the city of Viamao, RS, in order to explore the potential of this media from the recognition of the ability to reach all levels of society that this vehicle offers. The deployment environment in the school radio will be used from a pedagogical application and can provide support in the dissemination of the information addressed in order to facilitate access to information and, consequently, promote knowledge from a more informal setting and objective, facilitating the understanding. It also will be considered the important role of media in education with regard to the formation of citizens with improved judgment and critical judgment carrier. The investigated material comes, magazines, online journals published as a basis for a literature review on the topic. The main findings from the literature point to the development of student autonomy capacity in student activities in conflict situations of everyday social, historical and cultural and citizenship. And in order to map the willingness and interest of the school faculty to join the process of creation, organization and operation of school radio were applied to these education professionals, targeted questionnaires to quantify and qualify to availability.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134441
Arquivos Descrição Formato
000986257.pdf (185.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.