Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBoucinha, Rafael Marimonpt_BR
dc.contributor.authorMateus, Elisete Bastospt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134441pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar a viabilidade e o caráter pedagógico e educacional da implantação de uma rádio em uma escola do município de Viamão, RS, com o intuito de explorar o potencial dessa mídia a partir do reconhecimento da capacidade de atingir todas as camadas sociais que esse veículo apresenta. No contexto de implantação na escola a rádio será utilizada a partir de uma aplicação pedagógica, podendo servir de subsídio na disseminação da informação dirigida de forma a facilitar o acesso à informação e, por consequência, favorecer o conhecimento a partir de uma colocação mais informal e objetiva, facilitando o entendimento. Além disso, também considerar-se-á a importância do papel da mídia na educação no que se refere à formação do cidadão com capacidade de julgamento aprimorada e portador de juízo crítico. O material investigado provém de artigos, revistas, periódicos científicos publicados online que servirão de base para uma revisão bibliográfica sobre o tema. Os principais resultados encontrados, a partir da pesquisa bibliográfica, apontam para o desenvolvimento da capacidade de autonomia dos alunos sem atividades estudantis em situações de conflito do cotidiano social, histórico e cultural e no exercício da cidadania. E, visando um mapeamento da disposição e interesse do corpo docente da escola em aderir ao processo de criação, organização e funcionamento da rádio escolar foram aplicados, a estes profissionais da educação, questionários direcionados a quantificar e qualificar a disponibilidade dos mesmos.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to investigate the implementation of a radio in a school in the city of Viamao, RS, in order to explore the potential of this media from the recognition of the ability to reach all levels of society that this vehicle offers. The deployment environment in the school radio will be used from a pedagogical application and can provide support in the dissemination of the information addressed in order to facilitate access to information and, consequently, promote knowledge from a more informal setting and objective, facilitating the understanding. It also will be considered the important role of media in education with regard to the formation of citizens with improved judgment and critical judgment carrier. The investigated material comes, magazines, online journals published as a basis for a literature review on the topic. The main findings from the literature point to the development of student autonomy capacity in student activities in conflict situations of everyday social, historical and cultural and citizenship. And in order to map the willingness and interest of the school faculty to join the process of creation, organization and operation of school radio were applied to these education professionals, targeted questionnaires to quantify and qualify to availability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectRadioen
dc.titleAs mídias na educação e a importância do rádiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986257pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples