Repositório Digital

A- A A+

O uso do celular como ferramenta pedagógica

.

O uso do celular como ferramenta pedagógica

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do celular como ferramenta pedagógica
Outro título The use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool
Autor Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves
Orientador Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
[en] Cellphone
[en] Education
[en] Learning
[en] Pedagogical tool
Resumo O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à aprendizagem, a sua utilização encontra barreiras de ordem legal e pessoal. Diante dessa realidade, justifica-se o estudo, pois tais aparelhos proporcionaram novas formas de comunicação entre alunos e educadores. Para tanto, procedeu-se um estudo de caso, o qual, em pesquisa teórica, analisou artigos científicos, periódicos e a legislação pertinente ao tema em estudo. Quanto à observação prática, foi realizada uma pesquisa exploratória, no período compreendido entre março de 2015 a junho de 2015, sobre o assunto em questão, através de propostas pedagógicas com uma turma do segundo ano do ensino médio. Os estudantes utilizaram o aparelho celular na escola em diversas atividades práticas e, ao término destas propostas, os alunos deram um depoimento escrito acerca das práticas realizadas envolvendo o uso do aparelho celular, destacando os aspectos positivos e negativos, que auxiliaram nos resultados desta pesquisa.
Abstract The theme of the present work addresses the use of mobile phone in the classroom as a pedagogical tool, taking into consideration the huge variety of existing mobile devices. Although serving as a tool to support learning, its use encounters barriers to legal and personal order. Facing this reality, this study is justified because these devices provided new ways of communication between students and educators. Therefore, a case study was carried out, which in theoretical research, examined scientific articles, journals and relevant legislation to the topic under study. As for the practical observation, an exploratory research was conducted in the period from March 2015 to June 2015, on the subject in question, through educational proposals with a second-year high school class. Students used the cell phone in school in various practical activities and, at the end of these proposals, the students gave written testimony about the practices carried out involving the use of the mobile device, highlighting the positive and negative aspects, which helped in this research.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134444
Arquivos Descrição Formato
000986009.pdf (682.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.