Repositório Digital

A- A A+

Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação

.

Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogos digitais na educação infantil : perspectivas docentes e demandas para a formação
Autor Oliveira, Elaine Gislei Camargo de
Orientador Alves, Evandro
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Jogos digitais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente estudo de caso trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em uma escola municipal de educação infantil do município de São Leopoldo. A origem da pesquisa deve-se a inquietude da pesquisadora em saber quais as possibilidades do uso das tecnologias no contexto da educação infantil. Para compreender estas possibilidades, foi realizado um estudo de caso a respeito da prática de duas professoras concursadas no município e que atuam na educação infantil com jogos digitais. A partir da análise das práticas docentes, objetivou-se identificar como cada professora organiza o trabalho pedagógico com as diferentes faixas etárias, assim como quais jogos foram apreciados pelas crianças. A pesquisa evidenciou que as duas professoras possuem práticas distintas e que, neste caso, existem alguns elementos que incidem sobre a qualidade da proposta desenvolvida e ao mesmo tempo constituem-se em demandas para a formação de professores que pretendem atuar com jogos digitais na educação infantil: a) formação docente básica e continuada; b) conhecimentos relacionados à criação de objetos de aprendizagens; c) infra-estrutura oferecida pela mantenedora.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134445
Arquivos Descrição Formato
000986039.pdf (297.2Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.