Repositório Digital

A- A A+

Curtas-metragens na escola : prazer em aprender

.

Curtas-metragens na escola : prazer em aprender

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Curtas-metragens na escola : prazer em aprender
Outro título Short films at school : happy to learn
Autor Fraga, Adriana Seelig de
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino médio
Filme
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] High school
[en] Learning
[en] Short films
Resumo O tema desta monografia é curtas-metragens na escola. O objetivo geral foi analisar a experiência de elaboração de curtas-metragens pelos alunos do Ensino Médio Politécnico para uma prática interdisciplinar na visão dos professores participantes do projeto. Enfatiza-se, assim, a possibilidade de uma produção criativa através do uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). O estudo foi realizado junto a turmas do Ensino Médio Politécnico do primeiro ao terceiro ano de uma escola da Rede Estadual do município de Alvorada-RS. Selecionou-se como metodologia a pesquisa qualitativa, tendo como método o estudo de caso. Os principais resultados encontrados foram a participação e a integração efetiva de todos; e as relações de trocas que foram sendo estabelecidas. São ainda destaque para a pesquisa a autoria e a cooperação ao longo do projeto. Verificou-se uma aprendizagem mais rica tanto para alunos quanto para professores, que, aproveitando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, souberam explorar e tirar o máximo proveito de uma ferramenta tão popular quanto o vídeo.
Abstract The theme of this monograph is short films in school. The overall objective was to assess the contribution of the development of short films by students of the Polytechnic School for interdisciplinary practice in view of the project participants teachers. It emphasizes thus the possibility of a creative production through the use of Information and Communication Technologies (ICTs). The study was conducted at the Polytechnic High School classes from first to third year of a school State Network of Alvorada-RS municipality. The methodology qualitative research was selected, with the case study method. The main results were the participation and effective integration of all; and the terms of trade that have been established. The results are also a prominence for the research authorship and cooperation throughout the project. There was a richer learning for both students and for teachers, who, taking advantage of the technologies available in the school environment, able to exploit and get the most out of such a popular tool as video.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134452
Arquivos Descrição Formato
000985535.pdf (317.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.