Repositório Digital

A- A A+

Jogos pedagógicos digitais na educação do campo

.

Jogos pedagógicos digitais na educação do campo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Jogos pedagógicos digitais na educação do campo
Autor Gheller, Silvete Teichmann
Orientador Mussoi, Eunice Maria
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação do campo
Jogos digitais
Jogos pedagógicos
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Educación del campo
[es] Juegos pedagógicos digitales
Resumo O uso das tecnologias nas escolas se amplia cada vez mais nesse novo cenário do século XXI, pois com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser inserida no cotidiano. As informações chegam com maior intensidade até mesmo nas instituições de ensino situadas nas zonas rurais, como nas chamadas escolas do campo. A utilização das tecnologias está transformando as relações humanas em todas as suas dimensões: econômicas, sociais e no âmbito educacional não têm sido diferente. Sendo que a apropriação desses meios de comunicação para a construção do conhecimento vem mobilizando os educadores no sentido da seleção e utilização mais adequada dessas novas tecnologias. Devido a isto, o presente trabalho analisa a importância do uso dessas tecnologias na educação do campo, o objetivo é identificar as dificuldades encontradas na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal da região pesquisada. Foi possível observar a não utilização diária da sala de informática no processo de ensino e de aprendizagem por uma boa parcela dos alunos; bem como, a não instalação da Internet na escola.
Resumen El uso de las tecnologías en las escuelas se amplía cada vez más en este nuevo cenário del século XXI, pues con el avancio de la globalización la tecnología passó a ser inserida en el cotidiano, ylas informaciones ylos conocimientos llegan con mayor intensidad hastamismo las instituiciones de enseño situadas en las zonas rurales, como en las llamadas escuelas del campo. La utilización de las tecnologías es inminente, y está transformando las relaciones humanas en todas las sus dimensiones: económicas, sociales y en elámbito educacional no tiene sido diferente. Siendo que laapropriación de estos medios de comunicación para la construción del conocimiento ven mobilizando los educadores en el sentido de la seleción y utilización más adecuada de estas nuevas tecnologías. Devido a esto, el presente trabajo analisará la importância del uso de estas tecnologías en la educación del campo, el objectivo es identificar sus dificuldades encontradas en la utilización de las Tecnologías de Información y Comunicación en el Enseño Fundamental en una escuela de la rede pública municipal de la región pesquisada. Fue posible observar la no utilización diária de la sala de informática en el proceso de enseño y de aprendizajen por una buena parcela de los alumnos; bien como, la no instalación de la Internet en la escuela.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134453
Arquivos Descrição Formato
000986757.pdf (1.288Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.