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Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital

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Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital

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Título Jogos digitais no ensino de Arte : instrumento de análise crítica de jogo digital
Autor Fadanelli, Débora Lúcia
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Artes
Cultura visual
Ensino
Jogos digitais
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Art education
[en] Critical analysis instrument digital game
[en] Digital games
[en] Visual culture
Resumo Esta pesquisa apresenta um instrumento de análise crítica de jogo digital como ferramenta de aprendizagem no ensino de arte, elaborado a partir da investigação bibliográfica sobre jogos digitais e suas características estéticas, cultura visual, tecnologias digitais na arte, nativos digitais e metodologias de leitura de imagens. A avaliação do instrumento foi realizada através de estudo de caso – 29 alunos do nono ano do ensino fundamental de Farroupilha - RS – combinando métodos de pesquisa qualitativo e quantitativo. Os resultados da análise apontam a emergência em oferecer aos alunos a reflexão crítica das linguagens e elementos dos jogos digitais de consumo.
Abstract This research presents a critical analysis instrument digital game as a learning tool in teaching art, drawn from the bibliographic research about digital games and their aesthetic characteristics, visual culture, digital technologies on art, digital natives and image reading methodologies. The instrument rating was conducted through case study - 29 students from the ninth year of elementary school Farroupilha - RS - combining methods of qualitative and quantitative research. Test results indicate the emergence of offering students the critical reflection of languages and elements of digital games consumption.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134456
Arquivos Descrição Formato
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