Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorGodoy, Carmen Maria Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134467pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apresentar as alternativas para o ensino da música nas escolas. Há estudos comprovados por teóricos como Howard Gardner, Keith Swanwick que a música contribui para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social desde a educação infantil. Também mostra a realidade da música nas instituições educacionais no Brasil, onde leis são contempladas, mas não são executadas - é a educação musical em busca da democratização. Destaca como os professores devem atualizar seus estudos, através da apropriação de novos recursos. Traz sugestões de atividades com música que podemos utilizar em sala de aula e estão disponíveis de forma gratuita para enriquecer as metodologias de ensino. O estudo está centrado em uma abordagem qualitativa, baseada em perspectivas de teóricos que ressaltam o tema e na pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.description.abstractThis paper has as objective presents alternatives for the music education at schools. There are proven studies by theorists how Howard Gardner, Keith Swanwick musical education contributes to the cognitive, affective, emotional and social development, since the childhood education. Also shows the reality of the musical education in the educational institutions in Brazil, were laws are contemplated, but not implemented – it’s musical education in search of democratization. Emphasizes how teachers should update their studies, through the appropriation of new resources. Brings suggestions of activities with music that we can use in the classroom, available for free, to improve teaching methodologies. The study is focused on one qualitative approach, based on perspectives of theorists who emphasize the subject and on the bibliographic references.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMusicen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA aprendizagem e a músicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985803pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples