Repositório Digital

A- A A+

Redes sociais no ensino fundamental - anos iniciais

.

Redes sociais no ensino fundamental - anos iniciais

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Redes sociais no ensino fundamental - anos iniciais
Autor Silva, Maria Elena Vieira da
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ensino fundamental
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Collaboration software
[en] Connectivity
[en] Educational media
[en] Educational tools
[en] Networked society
[en] Technologies
Resumo As tecnologias estão transformando as maneiras de ensinar e aprender e o poder de atração das redes sociais, independentemente da classe social ou faixa etária é indiscutível, de modo que nós professores precisamos estar constantemente nos reciclando, quanto aos métodos e maneiras de ensinar nossos alunos, que já se encontram familiarizados com este recurso e se o professor souber explorá-lo poderá contribuir para a diminuição das barreiras de comunicação entre os alunos e professores. Por isso é imprescindível que a escola crie formas de se apropriar dessas ferramentas de maneira pedagógica, criando ambientes colaborativos de aprendizagem. Com isso estaremos contribuindo para que nossos alunos sigam construindo sua aprendizagem, como sujeitos do processo. Utilizar as redes sociais na educação é, portanto estender o espaço físico das salas de aula; dessa forma o aluno não é limitado apenas ao tempo de uma aula. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa com alunos do 5º ano com faixa etária entre 10 e 16 anos, de uma escola da zona urbana de Viamão/Rs, sobre a importância das redes sociais e quais as mais utilizadas, para posteriormente ser elaborado um projeto com a rede mais utilizada peos alunos,. Após pesquisar as diversas redes sociais e seus diversos usos e aplicar aos alunos questionário, identifiquei que dentre os 34 alunos entrevistados 86,4% utilizam o facebook. Trabalhar com redes sociais na educação nos dá uma gama de possibilidades, e o facebook pelo seu design, possui características que mais se adequam a esta proposta de trabalho, deste modo foi a rede social escolhida pelo grupo. Formamos um grupo chamado Turma 53, onde os alunos foram inseridos ao grupo e as atividades são postadas e comentadas neste grupo e também em sala de aula, pois alguns alunos não têm acesso em casa. Percebo melhoras na interação dos alunos com seus colegas e também com a professora, alunos mais tímidos e retraídos, conseguem se expressar com mais facilidade, percebo também melhora na produção textual, onde a expressão é mais livre.
Abstract The technology is changing the ways of teaching and learning. The power of attraction of social media, regardless of social class or age group is unquestionable so is a must for us teachers to keep recycling ourselves as for the methods and ways of teaching the students, who are already acquainted with this feature. If the teacher knows how to take advantage of it, he will be able to contribute with the reduction of communication barriers between teachers and students. Therefore, the school has to create ways to appropriate itself with the necessary tools in a pedagogical way so there will be learning collaborative environments. By this means he will be contributing with our students so they can keep building apprenticeship as the subjects of the process. Using the social media in education means to broaden the physical space of the classroom, so the student won’t be restricted to the classroom only.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134468
Arquivos Descrição Formato
000986824.pdf (516.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.