Repositório Digital

A- A A+

Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual

.

Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Escrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadual
Autor Oliveira, Jonas Cordeiro de
Orientador Alves, Evandro
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ciências
Ensino
Mapa conceitual
Metodologia
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Resumo O presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134470
Arquivos Descrição Formato
000986590.pdf (1.964Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.