Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAlves, Evandropt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Jonas Cordeiro dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:35Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134470pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa problematizar as metodologias do ensino de ciências através de uma metodologia denominada “Show de Ciências”, construída no espírito dos apontamentos do relatório Jaques Delors, “Os quatro pilares da educação” (UNESCO, 2010). A motivação inicial do estudo vem da experiência do pesquisador como proponente da experiência junto a estudantes do segundo segmento do Ensino Fundamental, em uma escola da rede estadual de ensino (RS). A questão em tela é quais os efeitos que uma metodologia deste tipo, que envolve atividades de escrita e rescrita via tecnologias presenciais e on-line, além de contar, além do texto escrito, com a formulação de mapas conceituais, teriam sobre os textos produzidos. Após uma revisão bibliográficas na qual se buscou elaborar os pressupostos e arcabouço teórico- metodológico da metodologia “Show de Ciências”, se selecionou um dos processos investigativos desenvolvidos pelos estudantes para reflexão. Os dados, ainda frutos de uma aproximação inicial, apontam para a consistência e positividade da metodologia empregada, na medida em que os registros, tanto os escritos, quanto os gráficos, vão ganhando aprimoramentos e complexidade conceitual com o andamento da investigação realizada pelos estudantes. Para futuras investigações, serão ampliados o número de casos em estudos, para ver se os apontamentos desta aproximação inicial se conformam, através de metodologias de análise condizentes com o objeto de estudo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleEscrever e reescrever ciências com a WEB : inserção digital com mapas conceituais da metodologia “Show de Ciências” em uma escola pública da rede estadualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986590pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples