Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHahn, Raquel Useviciuspt_BR
dc.contributor.authorLima, Bárbara Campos dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:39Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134474pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o uso das tecnologias em sala de aula um assunto relevante, o presente trabalho busca apresentar informações sobre o uso destas ferramentas por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas, uma pública e outra particular. Os questionamentos sobre o tema e se alunos estão conseguindo acompanhar os avanços tecnológicos são o foco principal, pois enquanto alguns alunos estão bastante acelerados diante do uso das tecnologias, enquanto outros ainda sequer tem um primeiro contato com estas tecnologias. O meio tecnológico é uma importante fonte de pesquisa e busca de informações, mas será que consegue alcançar todos os objetivos? O espaço escolar é, para muitos alunos, o único ambiente de contato às TICs? Os professores estão acompanhando este avanço tecnológico cada vez mais rápido? As escolas estão preparadas para receber estes alunos, sedentos por informação? O esforço dos gestores é reconhecido pelos alunos, mas ainda não é o que espera- se de um ambiente tecnológico. Uma das principais fontes de pesquisa da atualidade ainda é pouco utilizada por alguns alunos, mas a sua grande maioria já está muito inserida e conectada com todo esse avanço tecnológico. A escola dispõe de ambientes tecnológicos para essas buscas, o trabalho pode ser facilitado e o aluno fica inserido em um ambiente virtual, onde pode desbravar diferentes temas, solucionar dúvidas, aprender, pesquisar e obter ainda mais conhecimentos. A busca foi para encontrarmos respostas para as questões cotidianas dos educandos, o que eles buscam através do uso das tecnologias, como utilizam- a na escola e o quão importante acham que ela é para sua aprendizagem. Para obtenção dos resultados, foi aplicado um questionário fazendo uso de pesquisa quantitativa, visando identificar os alunos que possuem acesso e os que ainda não tem contato com este meio de conhecimento. As respostas foram bastante diversificadas e surpreendentes, pois nos deparamos com casos de crianças que não possuem contato algum com as tecnologias, e sabemos que nos dias de hoje quem não está inserido neste mundo tecnológico acaba ficando para trás em muitos aspectos, não só educativo, mas também social e cultural.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the use of technology in the classroom a relevant subject, this paper aims to present information on the use of these tools by students in the early years of elementary education at two schools, one public and one private. The questions on the subject and students are achieving keep up with technological advances are the main focus, because while some students are quite accelerated before the use of technology, while still others even have a first contact with these technologies. The technological environment is an important source of research and information search, but do we can achieve all the objectives? The school is, for many students, the only contact environment to ICTs? Teachers are following this technological advance faster and faster? Schools are prepared to receive these students, thirsty for information? The effort of managers is recognized by students, but still not what it is expected of a technological environment. A major source of research today is still little used by some students, but the vast majority is already well advanced into and connected with all this technological advancement. The school has technology environments for these searches, the work can be facilitated and the student is placed in a virtual environment where you can tame different themes, address questions, learn, search and get even more knowledge. The search was to find answers to everyday questions of the students, what they seek through the use of technologies such as utilizam- at school and how important they think it is for their learning. To obtain the results, a questionnaire was applied making use of quantitative research in order to identify students who have access and those who do not already have contact with this means of knowledge. The answers were quite diverse and surprising as we come across cases of children who do not have any contact with the technologies, and we know these days who is not entered in this technological world ends up back in many ways, not only educational, but also social and cultural.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectICTen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectEarly years of studentsen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectUse of the interneten
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleO uso das tecnologias por alunos dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985636pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples