Repositório Digital

A- A A+

Impacto da tecnologia nas práticas pedagógicas de professores de uma escola pública de Taquari

.

Impacto da tecnologia nas práticas pedagógicas de professores de uma escola pública de Taquari

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Impacto da tecnologia nas práticas pedagógicas de professores de uma escola pública de Taquari
Autor Izidoro Júnior, Carlos Alberto Rosário
Orientador Sabrito, Carlos Eduardo dos Santos
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Prática pedagógica
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Educación
[es] Prácticas pedagógicas
[es] Profesores
[es] Tecnología
Resumo Este estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de Taquari, com 22 professores da escola, teve como objetivo identificar o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores da escola. Os instrumentos de pesquisa foi um questionário aplicado aos professores e observação do campo de pesquisa. A maior dificuldade encontrada nas escolas hoje em dia, está relacionada aos professores que reclamam das tecnologias como sendo impossíveis de manusear e impõem barreiras que dificultam os seus aprendizados nessa ‘nova era digital’. Outros alegam que não receberam se quer instrução para utilizar essas ferramentas, ou então de que o conhecimento fica retido apenas para uma pessoa responsável, dependendo dela para manusear os recursos tecnológicos. Deve-se ter em mente que as escolas, por mais que bem equipadas com estes recursos inovadores, precisam de um contínuo aperfeiçoamento para os professores quanto ao uso destas tecnologias. Eles devem estar cientes de como manuseá-la e quebrar os paradigmas culturais e sociais afim de procurar benefícios nestas ferramentas, e não apenas dificuldades.
Resumen La mayor dificultad que se encuentra en las escuelas de hoy, se relaciona con los profesores que se quejan de las tecnologías a ser imposible de manejar e imponer barreras que dificultan su aprendizaje en esta "nueva era digital". Otros afirman que no recibieron la instrucción de si utilizar estas herramientas, o que el conocimiento se retiene sólo por una persona responsable, en función de que le permite manejar los recursos tecnológicos. Hay que tener en cuenta que las escuelas, por muy bien equipados con estas características innovadoras, necesitan una mejora continua de los docentes en el uso de estas tecnologías. Deben ser conscientes de cómo manejar la situación y romper los paradigmas culturales y sociales con el fin de buscar beneficios de estas herramientas, no sólo las dificultades.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134475
Arquivos Descrição Formato
000985800.pdf (491.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.