Repositório Digital

A- A A+

A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio

.

A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádio
Autor Oldenburg, Marli Fátima
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Escrita
Interdisciplinaridade
Leitura
Radiodifusão educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Media
[en] Radio
[en] Reading
Resumo O uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.
Abstract The use of media to support teaching and learning has evolved significantly in recent years and can make effective contributions to education. The use of the media, especially radio, during the educational process is one of the ways found to encourage children to express themselves and show their opinions and ideas. This study was based on interdisciplinarity, the use of media as important teaching tools by exploring the contributions that working with the development and the expression of a radio program can provide for the development of reading and writing and the construction of critical knowledge. The methodology adopted for this research was the construction field research and literature. The proposal is to promote students and teachers in the movement of the various areas of knowledge by serving programs with formats and language addressed to students of the final series addressing issues of everyday life such as water, social, family farming, sports and leisure and especially raise cultural aspects that influence the formation of individuals who build society.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134478
Arquivos Descrição Formato
000986581.pdf (1.212Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.