Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorOldenburg, Marli Fátimapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134478pt_BR
dc.description.abstractO uso das mídias como apoio ao ensino e à aprendizagem vem evoluindo significativamente nos últimos anos, podendo trazer efetivas contribuições à educação. A utilização das mídias, em especial o rádio, durante o processo educativo é uma das maneiras encontradas para estimular crianças a se expressarem e mostrarem as suas opiniões e ideias. O presente trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, na utilização das mídias como importantes ferramentas pedagógicas procurando explorar as contribuições que o trabalho com a elaboração e a locução de um programa de rádio pode oferecer quanto ao desenvolvimento da leitura e da escrita, além da construção do conhecimento crítico. A metodologia adotada para construção desta pesquisa foi a pesquisa de campo e bibliográfica. A proposta é promover em alunos e professores o movimento das várias áreas do conhecimento através da veiculação de programas com formatos e linguagem dirigida aos alunos das séries finais abordando questões da vida cotidiana como água, políticas sociais, agricultura familiar, esporte e lazer e principalmente levantar aspectos culturais que influenciam na formação dos indivíduos que constroem a sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThe use of media to support teaching and learning has evolved significantly in recent years and can make effective contributions to education. The use of the media, especially radio, during the educational process is one of the ways found to encourage children to express themselves and show their opinions and ideas. This study was based on interdisciplinarity, the use of media as important teaching tools by exploring the contributions that working with the development and the expression of a radio program can provide for the development of reading and writing and the construction of critical knowledge. The methodology adopted for this research was the construction field research and literature. The proposal is to promote students and teachers in the movement of the various areas of knowledge by serving programs with formats and language addressed to students of the final series addressing issues of everyday life such as water, social, family farming, sports and leisure and especially raise cultural aspects that influence the formation of individuals who build society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMediaen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectRadioen
dc.subjectRadiodifusão educativapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleA contribuição das mídias no processo de leitura e de escrita : um estudo sobre as potencialidades do rádiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986581pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples