Repositório Digital

A- A A+

O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem

.

O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagem
Autor Souza, Ana Carina Xavier de
Orientador Favaretto, Fernando
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Jogo pedagogico
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Educational software
[en] Interactive games
[en] Media in education
[en] Mesa alphabet
Resumo O presente trabalho busca investigar, através das mídias na educação, o software educacional “Mesa Educacional Alfabeto” e suas possibilidades como ferramenta no cotidiano da sala de aula, enquanto suporte para auxílio no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentando argumentações teóricas, o trabalho aborda a importância do uso da ferramenta na sala de aula, através dos jogos interativos computadorizados, para a aplicação dos quais foram convidadas a titular R1 e sua turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de São Leopoldo, junto a qual atuo como responsável do laboratório de informática (EVAM), no turno da tarde. O presente trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa com os professores da escola, visando levantar o seu conhecimento sobre informática e seu uso em sala de aula. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com a professora R1, titular da turma, sobre usabilidade, para verificar se o software é adequado e de fácil aplicação. E na última etapa foi realizada a observação da aplicação do software “Mesa educacional Alfabeto”, através de atividades propostas entre R1 da turma e professora titular do laboratório de informática (EVAM), a partir das quais juntas analisamos o resultado e as possibilidades de aprendizagem com o uso da Mesa Educacional. Através das leituras de caráter teórico e das observações junto aos estudantes, percebi positivamente o uso da Mesa Alfabeto, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio aos professores em sala de aula, oportunizando o uso das mídias como interação entre alunos, permitindo um trabalho colaborativo e motivador para novas aprendizagens.
Abstract This paper investigates through the media in educating the educational software "Educational Mesa Alphabet" and its possibilities as a tool in the classroom every day, while support to aid in the teaching and learning process in the early years of elementary school.Presenting theoretical arguments and addressing the importance of tool use in the classroom through the computerized interactive games, they were invited to R1 holder and the gang from the 3rd year of the Municipal School Elementary Education Maria Emilia de Paula, in São Leopoldo to which I act as responsible the computer lab in the afternoon (EVAM). For this purpose the work was divided into three stages: the first a survey of school teachers was held in order to raise their knowledge of information technology and its use in the classroom. In the second stage it was carried out a questionnaire with the R1 professor at the class about usability to verify that the software is suitable and easy to apply. And the last step was performed to observe the implementation of the software "educational Mesa alphabet" through activities proposed R1 class and professor of the computer lab (EVAM), which together analyzes the results and learning opportunities through the use Educational Bureau. This choice was due class will be in literacy process through observation and experience the ease in learning through interaction tool and support in the classroom, solving some difficulties, and this serves as a support to learning. Through research positively realized using the Bureau alphabet, as an important pedagogical tool to support teachers in the classroom, with the media as interaction between students, enabling collaborative and motivating work to new learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134485
Arquivos Descrição Formato
000985565.pdf (1.356Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.