Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFavaretto, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Carina Xavier dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-30T02:08:47Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134485pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca investigar, através das mídias na educação, o software educacional “Mesa Educacional Alfabeto” e suas possibilidades como ferramenta no cotidiano da sala de aula, enquanto suporte para auxílio no processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Apresentando argumentações teóricas, o trabalho aborda a importância do uso da ferramenta na sala de aula, através dos jogos interativos computadorizados, para a aplicação dos quais foram convidadas a titular R1 e sua turma do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, no município de São Leopoldo, junto a qual atuo como responsável do laboratório de informática (EVAM), no turno da tarde. O presente trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira, foi realizada uma pesquisa com os professores da escola, visando levantar o seu conhecimento sobre informática e seu uso em sala de aula. Na segunda etapa, foi aplicado um questionário com a professora R1, titular da turma, sobre usabilidade, para verificar se o software é adequado e de fácil aplicação. E na última etapa foi realizada a observação da aplicação do software “Mesa educacional Alfabeto”, através de atividades propostas entre R1 da turma e professora titular do laboratório de informática (EVAM), a partir das quais juntas analisamos o resultado e as possibilidades de aprendizagem com o uso da Mesa Educacional. Através das leituras de caráter teórico e das observações junto aos estudantes, percebi positivamente o uso da Mesa Alfabeto, como uma ferramenta pedagógica importante de apoio aos professores em sala de aula, oportunizando o uso das mídias como interação entre alunos, permitindo um trabalho colaborativo e motivador para novas aprendizagens.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates through the media in educating the educational software "Educational Mesa Alphabet" and its possibilities as a tool in the classroom every day, while support to aid in the teaching and learning process in the early years of elementary school.Presenting theoretical arguments and addressing the importance of tool use in the classroom through the computerized interactive games, they were invited to R1 holder and the gang from the 3rd year of the Municipal School Elementary Education Maria Emilia de Paula, in São Leopoldo to which I act as responsible the computer lab in the afternoon (EVAM). For this purpose the work was divided into three stages: the first a survey of school teachers was held in order to raise their knowledge of information technology and its use in the classroom. In the second stage it was carried out a questionnaire with the R1 professor at the class about usability to verify that the software is suitable and easy to apply. And the last step was performed to observe the implementation of the software "educational Mesa alphabet" through activities proposed R1 class and professor of the computer lab (EVAM), which together analyzes the results and learning opportunities through the use Educational Bureau. This choice was due class will be in literacy process through observation and experience the ease in learning through interaction tool and support in the classroom, solving some difficulties, and this serves as a support to learning. Through research positively realized using the Bureau alphabet, as an important pedagogical tool to support teachers in the classroom, with the media as interaction between students, enabling collaborative and motivating work to new learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMesa alphabeten
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectInteractive gamesen
dc.subjectJogo pedagogicopt_BR
dc.subjectEducational softwareen
dc.subjectSoftware educacionalpt_BR
dc.subjectMedia in educationen
dc.titleO uso da mesa alfabeto como ferramenta no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000985565pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples