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Funções executivas e estrutura de sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em duas culturas distintas

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Funções executivas e estrutura de sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em duas culturas distintas

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Título Funções executivas e estrutura de sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em duas culturas distintas
Outro título Executive function and symptom organization of Attention Deficit Hyperactivity Disorder in two distinct cultures
Autor Wagner, Flávia
Orientador Trentini, Clarissa Marceli
Data 2014
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
Assunto Avaliacao neuropsicologica
Comparação transcultural
Psicologia cognitiva
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
[en] Attention Deficit Hyperactivity Disorder
[en] Culture
[en] Neuropsychological assessment
Resumo O objetivo geral deste trabalho foi comparar crianças e adolescentes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de duas culturas distintas. Para isso, foram analisados dados de dois centros de excelência em pesquisa do TDAH, sendo um do Brasil e outro dos Estados Unidos. A tese foi composta por três estudos. O primeiro, de caráter teórico, teve por objetivo apresentar os principais modelos cognitivos do TDAH e revisar os principais achados atuais em relação à neuropsicologia do transtorno. A partir desse estudo, um estudo empírico foi realizado com o propósito de comparar se o padrão de déficits em medidas de funcionamento executivo está de acordo com a literatura revisada e é similar nos dois países. O terceiro estudo buscou analisar a organização dos sintomas do TDAH nos dois países através de modelos bifatorias, que permitem a representação do transtorno através de um fator geral e fatores específicos. Os principais resultados indicam que o padrão de déficits neuropsicológicos e de organização dos sintomas apresenta similaridades entre as duas culturas analisadas. Entretanto, também foram encontradas algumas singularidades conforme o país, o que possivelmente retrate as diferenças devido a diferentes procedimentos de recrutamento das amostras e às características psicométricas dos instrumentos utilizados nas análises, bem como aspectos inerentes a cada cultura. Por fim, os estudos demonstraram que o TDAH apresenta similaridades em relação à organização dos sintomas e ao padrão de déficits executivos em duas amostras culturalmente distintas, contribuindo para a validade transcultural do transtorno. Estudos futuros que possam comparar amostras mais homogêneas podem estender os achados desta tese. Além disso, o desenvolvimento e a padronização de instrumentos diagnósticos e neuropsicológicos é encorajado para maximizar a validade da comparação de resultados de culturas distintas.
Abstract The aim of this study was to compare children and adolescents with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) from two distinct cultures. Data from two research centers in ADHD, one from Brazil and another from the United States, were analyzed. The dissertation is composed of three studies. The first is a theoretical study that aimed to present the main cognitive models of ADHD and review the current findings regarding the neuropsychology of the disorder. Considering these findings, an empirical study was conducted with the purpose of comparing if the pattern of deficits on executive functioning measures is consistent with the literature reviewed and is similar in both countries. The third study aimed to analyze the organization of ADHD symptoms in both countries through bifactor models, which allow the representation of the disorder through general and specific factors. Main results indicate that the pattern of neuropsychological deficits and organization of symptoms present similarities between both cultures. However, some singularities were found depending on the country, which are possibly due to differences in sample recruitment procedures, psychometric properties of the instruments used in the analyzes, as well as characteristics of each culture. In general, studies have shown that ADHD presents similarities in the organization of symptoms and in the pattern of executive deficits in two culturally different samples, contributing to the cross-cultural validity of the disorder. Future studies may compare more homogeneous samples and can extend the findings of this dissertation. In addition, the development and standardization of diagnostic and neuropsychological instruments are encouraged to maximize the validity of the comparison of results from different cultures.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/134566
Arquivos Descrição Formato
000987301.pdf (1.604Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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