Repositório Digital

A- A A+

Visualization of news and press information diffusion in social media

.

Visualization of news and press information diffusion in social media

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Visualization of news and press information diffusion in social media
Outro título Visualização da difusão de informação de jornais e noticias nas redes sociais
Autor Boettcher, Guilherme Bertini
Orientador Freitas, Carla Maria Dal Sasso
Co-orientador Comba, Joao Luiz Dihl
Data 2016
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Programa de Pós-Graduação em Computação.
Assunto Computação gráfica
Redes sociais
Visualização
[en] Diffusion patterns
[en] Information visualization
[en] Social media
[en] Temporal patterns
Abstract Social media has played a big part in the innovation process for newspapers and magazines, but adapting while going through a recession has led to a hasty evolution and automated processes for very different media. While existing social media studies and state-of-the-art visual solutions are available for analyzing social media content and users’ behaviors, no other method is optimized for finding patterns from a popularity standpoint in the specialized realm of news channels. In this dissertation, we discuss two different usages of a combination of different visualization techniques that co-relate profiles’ and their reading community activities with the resulting popularity. We gathered Twitter posts, the number of followers and trending topics from worldwide press profiles as the data set foundation for our proposal. We used this data set as the seed for our visualizations to allow for multiple source comparison, so that not only the user is able to understand their own community but also the success and pitfalls faced by the competition in the same medium. We validate our analysis by interviewing a group of journalists from different established newspapers. Through interacting with our system, it was possible to detect hidden patterns in the massive dataset of messages and comments worldwide, enabling the users to have unique insights into their community’s behaviors and preferences.
Resumo As mídias sociais tiveram grande impacto no processo de inovação de jornais e revistas, porém adaptar-se em momentos de recessão ocasionou uma evolução apressada e procedimentos automatizados para mídias essencialmente diferentes. Apesar de haver estudos e soluções estado-da-arte em visualização para midias sociais dedicadas à análise do conteúdo e do comportamento de usuários, nenhum método é otimizado (e especializado) para encontrar padrões do ponto de vista de popularidade no contexto de canais de notícias. Nesta dissertação, discutimos duas diferentes propostas de utilização de combinações de técnicas de visualização que correlacionam as atividades de perfis e de sua comunidade de leitores com a popularidade resultante. Dados foram coletados reunindo postagens no Twitter, o número de seguidores dos perfis de interesse e os tópicos em tendência (trending topics) de canais da imprensa mundial para formar o conjunto de dados base para as propostas aqui apresentadas. Este conjunto de dados foi utilizado como semente para visualizações destinadas a possibilitar a comparação de múltiplas fontes, de forma que os usuários sejam habilitados a entender sua própria comunidade e também os sucessos e derrotas enfrentados pelos perfis competidores no mesmo meio. Essa análise foi validada através de entrevistas com um grupo de jornalistas de diferentes jornais estabelecidos. Através da interação com o sistema, é possível detectar padrões desconhecidos no grande volume de dados de mensagens e comentários de todo o mundo, possibilitando ao usuário uma visão única sobre os comportamentos e preferências de sua comunidade.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/134608
Arquivos Descrição Formato
000988354.pdf (6.665Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.