Repositório Digital

A- A A+

Necessidade do duplo grau de jurisdição para o julgamento dos processos administrativos tributários no âmbito da união

.

Necessidade do duplo grau de jurisdição para o julgamento dos processos administrativos tributários no âmbito da união

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Necessidade do duplo grau de jurisdição para o julgamento dos processos administrativos tributários no âmbito da união
Autor Oliveira, José Luiz Feistauer de
Orientador Cassiano, Adão Sérgio do Nascimento
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Direito. Curso de Ciências Jurídicas e Sociais.
Assunto Direito administrativo
Processo administrativo fiscal
Resumo O presente trabalho tem como objetivo a análise da possibilidade de redução das etapas de julgamento administrativo, em obediência ao ordenamento constitucional pátrio e à legislação processual vigentes, sem que ocorra prejuízo ao amplo direito de defesa dos contribuintes. O estudo deste tema mostra-se oportuno no momento atual e poderá ser aproveitado em futuros projetos de modernização da administração tributária no âmbito do contencioso fiscal. Após uma demonstração do histórico sobre como ocorrem até hoje os julgamentos das lides tributárias no âmbito administrativo federal, serão brevemente exemplificadas algumas das soluções adotadas pela administração tributária de outros países para o rito do processo administrativo fiscal. Destacando-se as particularidades e limitações de cada um destes procedimentos. Na seqüência, serão abordados os princípios constitucionais aplicáveis ao processo administrativo, bem como a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal a respeito da matéria referente à exigência de múltiplas instâncias de revisão das decisões administrativas. Então, após uma abordagem das legislações que regem os processos administrativos fiscais, no âmbito federal, parte-se para um exame da viabilidade para que se proceda uma redução de instâncias revisórias das decisões, bem como uma simplificação do processamento, objetivando-se celeridade e economia processual. O estudo procura oferecer uma solução que comporte uma redução das múltiplas instâncias recursais atualmente existentes no processo administrativo fiscal na esfera federal, mantendo-se as garantias constitucionais dos contribuintes e o interesse público. Neste sentido, buscam-se alternativas para que o processamento seja simplificado, eliminando-se etapas, mediante alterações na legislação ordinária que dispõe sobre a matéria. A proposta de um novo rito processual do julgamento dos processos administrativos fiscais, no âmbito federal, deverá promover uma maior celeridade, mas ainda assim preservando os direitos e garantias dos contribuintes, quanto à possibilidade de que seus questionamentos sejam examinados por órgãos colegiados, com a estrita observância de disposições previstas em Lei.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134619
Arquivos Descrição Formato
000987448.pdf (319.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.