Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Aniele Noll Viana dapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-01T02:05:22Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134674pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central verificar e comparar as atitudes de adolescentes atletas de voleibol com adolescentes escolares praticantes de voleibol, frente a dilemas morais em situações de jogo. A partir das informações obtidas nos dilemas, considerando as justificativas e os argumentos apresentados pelas participantes, foram analisadas estas informações baseadas na teoria do desenvolvimento do julgamento moral de Piaget e Kohlberg, nos valores de justiça e honestidade, e sob o ponto de vista do fair-play. Para Piaget (1977), os valores morais na criança são construídos a partir da interação do sujeito com os diversos ambientes sociais, na família, escola, com amigos. E que será com essas vivências que a criança irá construir seus valores, princípios e normas morais. Para Kohleberg (1969; 1984) o desenvolvimento moral obedece a uma sequência progressiva e invariante de estágios cujo fator promocional de mudança de um estágio inferior a outro, qualitativamente superior, é o conflito cognitivo.” com a literatura, verificou-se que as participantes demonstraram algumas atitudes baseadas no respeito mútuo, “espírito esportivo” e “jogo limpo” com a sua equipe, porém nas situações que envolviam o árbitro essas atitudes deixaram a desejar. Demonstrando apenas uma grande preocupação com a equipe e desejo de vitória.pt_BR
dc.description.abstractThis research has as its main goal to check and compare the attitudes of teenager volleyball athletes with attitudes of teenager students volleyball players when faced with moral dilemmas during in-game situations. Data gathered, which took into account arguments presented by the participants, were analyzed based on the moral judgement development theory of Piaget and Kohlberg on the values of justice and honesty, under the fair-play point of view. According to Piaget (1977), moral values in children are built from the interaction of the subject to the various social, family, school and friends environments. These experiences will be the ones on which the child will build his values, moral principles and standards. According to Kohlberg (1969; 1984), moral development follows a progressive and invariant sequence of stages where cognitive conflict acts as the promoting factor of change from a lower stage to a qualitatively superior.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoleibolpt_BR
dc.subjectSporten
dc.subjectVolleyballen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectMoral valuesen
dc.subjectFair-playen
dc.titleComportamento moral de atletas e escolares praticantes de voleibolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000986339pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples