Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarreto, Umbelina Maria Duartept_BR
dc.contributor.authorAlibio, Helena Campospt_BR
dc.date.accessioned2016-04-01T02:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134675pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca uma forma de sensibilizar o professor de Artes Visuais para a questão da inclusão em sala de aula no ensino regular. Parte da memória e da percepção e tem como foco a construção de imaginários que possam ser compartilhados no cotidiano escolar, no sentido de provocar um espaço propositivo que leve a um reencantamento com esse cotidiano. Utiliza-se exercícios de imaginação projetados em espaços metafóricos que podem servir como uma motivação para investigar os sentidos de pertença de alunos no âmbito das políticas de inclusão. O texto é elaborado articulando narrativas sensoriais e ficcionais e ilustrações a partir de uma visão poética, enfatizando as diferenças e semelhanças no ambiente escolar, e, desta forma, possibilitando uma experiência prática na área da linguagem tendo como foco a educação artística. Utiliza-se como referência estudos da arte-educadora María Acaso com ênfase nas pedagogias invisíveis e a linguagem visual, o neurocientista Oliver Sacks em relação às narrativas clínicas que fogem de um diagnóstico e focam no potencial criativo de cada indivíduo, o psicólogo Bruno Bettelheim com a importância da fantasia para o desenvolvimento da identidade e Álvaro Marchesi no âmbito das políticas de inclusão.pt_BR
dc.description.abstractThis study pursues a way of sensitizing Visual Arts teachers at the issue of Classroom Inclusion in regular education. It starts from the memory and the perception and its focus is the construction of imaginaries which could be shared in daily school life to trigger a purposeful environment leading to a re-enchantment for this everyday life. We use make-believe exercises designed in metaphorical spaces which may serve as motivation to investigate belonging feelings in the context of inclusion policies. The text is drawn linking sensory and fictional narratives and illustrations from a poetic view, emphasizing the differences and similarities in the school environment, and thus providing a practical experience in the field of language focusing on Visual Arts education. It is used as reference studies of the Art teacher María Acaso emphasizing the “invisible pedagogies” and the visual language; the neuroscientist Oliver Sacks regarding the clinical narratives that avoid a diagnosis and focus on the creative potential of each individual; the psychologist Bruno Bettelheim with the importance of fantasy for the development of identity and Alvaro Marchesi in the context of inclusion policies.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectEducação artísticapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectSensibilizaçãopt_BR
dc.subjectVisual arts educationen
dc.subjectSensitivityen
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.titleInventários sobre o encantamento : mundos narrados do lado de dentropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987395pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples