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Planetários Zeiss Spacemaster: história de um objeto

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Planetários Zeiss Spacemaster: história de um objeto

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Título Planetários Zeiss Spacemaster: história de um objeto
Autor Silveira, Marcelo Cavalcanti da
Orientador Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Museologia
Planetário
[en] Astronomy
[en] Museum object
[en] Museum studies
[en] Planetarium
[en] Spacemaster
Resumo O Trabalho de Conclusão do Curso se propôs a construir uma pesquisa histórica e museológica sobre os projetores de estrelas Zeiss RFP Spacemaster - instalados no Brasil entre 1970 e 1974, a partir de informações intrínsecas e extrínsecas com objetivo de entender o objeto tecnológico como museália, apesar do mesmo ainda estar no circuito econômico, em seu funcionamento original. Na realização da investigação usamos os conceitos de museabilidade (ANDRADE, 2010), fato museal (GUARNIERI [1990] 2010), coleção (POMIAN, 1984), Museus de Ciência (DELICADO, 2008 apud ARAÚJO, 2013) e “ferramentas difíceis” (SENNETT, 2013) para entender os Planetários como mediadores entre o conhecimento científico e o público, e o planetário (projetor) como o instrumento dessa musealização. A metodologia empregada, de cunho qualitativo, compreendeu coleta de dados primários sobre o projetor de estrelas e a história da implantação dos Planetários, bem como entrevistas com planetaristas, pesquisa em jornais e consultas aos manuais e folhetos técnicos da Zeiss sobre os Spacemaster. A pesquisa ressalta que o projetor Spacemaster é um objeto de museu mesmo estando em uso. Concluí que o objeto é o “céu” tendo como suporte o conjunto: Spacemaster, projetores auxiliares, a cúpula e os programas - conjunto que dissociado perde sua identidade. Propomos que é fundamental - dentro do possível, manter os planetários em funcionamento. O projetor de estrelas Spacemaster é um bem cultural, suporte de memória e tem de ser preservado com uma dupla função: divulgação e ensino da Astronomia e memória da ciência no país, sendo um patrimônio.
Abstract The Museology Course’s final paper proposes to build a historical and museological research on projectors stars Zeiss RFP Spacemaster - installed in Brazil between 1970 and 1974, from intrinsic and extrinsic information in order to understand the technological object as ‘museália’ despite the fact that the Spacemaster is still in the economic circuit in its original operation. In conducting the research we used the concepts of ‘museability’ (ANDRADE, 2010), museum fact (GUARNIERI [1990] 2010), collection (Pomian, 1984), Science Museums (DELICADO, 2008 apud ARAÚJO, 2013) and "hard tools" (SENNETT, 20013) to understand the Planetariums as mediators between scientific knowledge and the public and the planetarium (projector) as the instrument of this ‘musealization’. The methodology applied was of a qualitative nature, and consisted of the collection of primary data on the star projector and the history of the implementation of the Planetarium, as well as interviews with projection operators (planetaristas), research papers and consultations to technical manuals and brochures Zeiss on Spacemaster. The survey points out that the Spacemaster projector is a museum object even while in use. I concluded that the object is "heaven" having as support the set: Spacemaster, auxiliary projectors, the dome and programs - set that dissociated loses its identity. We propose that it is essential - as far as possible, to keep the planetariums running. The Star Projector Spacemaster is a cultural good, a memory support and has to be preserved with a dual function: the teaching and dissemination of Astronomy and memory of science in the country, being a heritage.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134679
Arquivos Descrição Formato
000987219.pdf (5.521Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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