Repositório Digital

A- A A+

Associação de amigos de museus: estudo de caso da atuação das associações em prol dos museus em Porto Alegre

.

Associação de amigos de museus: estudo de caso da atuação das associações em prol dos museus em Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Associação de amigos de museus: estudo de caso da atuação das associações em prol dos museus em Porto Alegre
Autor Arrojo, Daiane Michele do Prado
Orientador Silva, Ana Celina Figueira da
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Gestão
Museu
[es] Asociación de amigos
[es] FEAMBRA
[es] Gestíon de museos
Resumo Trabalho de conclusão de curso que visa mostrar a relevância da atuação de associações de amigos de museus, buscando analisar como se dão as relações entre associação, sócios e museu em que atuam. Identifica o perfil atual das associações de amigos de museus, embasada em um estudo de caso nas instituições Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, Museu Júlio de Castilhos e Museu de História da Medicina, localizados na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, sendo respectivamente dois museus de caráter público e um privado. O trabalho foi embasado em bibliografias e documentação, além de entrevistas com os diretores das associações. Apresenta breve relato das primeiras Associações de Amigos de Museu na Europa e no Brasil e a legislação atual que normatiza o funcionamento dessas organizações. Baseadas na análise e reflexão do resultado das entrevistas realizadas, são colocadas observações e implicações para futuras pesquisas, visto a recente descoberta da importância do assunto discutido.
Resumen Trabajo de conclusión de curso que pretende mostrar la importancia de la actuación de las asociaciones de amigos de museus, buscando analizar como se dan las relaciones entre asociacion, sócios y museos en que actúan. Identifica el perfil actual de las asociaciones de amigos de museos, con base en un estudio de caso en las instituciones Museo de Arte do Rio Grande del Sur Ado Malagoli, Museo Júlio de Castilhos y Museo de História da Medicina, situados en la ciudad de Porto Alegre, estado del Rio Grande del Sur, siendo respectivamente dos museos de caracter público y uno privado. El trabajo se basó en bibliografías y documentación. además de entrevistas con los directores de las asociaciones. Presenta cortos informes de las primeras Asociaciones de Amigos de Museo en Europa y Brasil y la legislación vigente que regula su funcionamiento. Basadas en la revisión y reflexión del resultado de las entrevistas realizadas, son colocadas observaciones y implicaciones para futuras pesquisas, visto la reciente descubierta de la importancia del asunto discutido.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134682
Arquivos Descrição Formato
000987212.pdf (624.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.