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Educação, patrimônio e ludicidade : a experiência educativa do Setor do Patrimônio Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SHP/UFRGS)

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Educação, patrimônio e ludicidade : a experiência educativa do Setor do Patrimônio Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SHP/UFRGS)

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Título Educação, patrimônio e ludicidade : a experiência educativa do Setor do Patrimônio Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (SHP/UFRGS)
Autor Ferrugem, Isabel Cristina Francioni
Orientador Faria, Ana Carolina Gelmini de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Assunto Educação patrimonial
Patrimônio histórico
[fr] Actions educatives
[fr] Aspect ludique
[fr] Education patrimoniale
[fr] Patrimoine edifié
[fr] Secteur du patrimoine historique UFRGS
Resumo Este trabalho consistiu em um estudo da prática educativa patrimonial, Visita Guiada Teatralizada, do Setor do Patrimônio Histórico, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que utiliza a ludicidade como agente potencializador de geração de conhecimentos. A investigação é do tipo qualitativo, descritivo, sob a forma de estudo de um caso e ampara-se no conceito de Educação Patrimonial, instituído no Brasil, por Maria de Lourdes Parreiras Horta. Discute os conceitos de Educação, Patrimônio, Educação Patrimonial, Educação para o Patrimônio, Ação Educativa, Patrimônio Edificado, Ludicidade, Recursos Pedagógicos e Teatro, objetivando relacioná-los com a ação educativa analisada, por meio de correspondência eletrônica, entrevistas, pesquisa bibliográfica e pesquisa no site institucional. Analisa de que forma a instituição concebe o conceito de ludicidade embasador da ação educativa lúdica. Averigua os fatores determinantes para a escolha de atividade lúdica como o mote da prática educacional. Investiga a metodologia de concepção educativa patrimonial utilizando a ludicidade. Identifica os públicos participantes das ações educativas. Observa em que medida as atividades educativas lúdicas são agentes de difusão de conhecimentos. Conclui que as práticas educativas lúdicas representam uma alternativa para a revitalização das instituições culturais, museais ou não.
Résumé Ce travail a consisté à étudier la pratique éducative patrimoniale, Visite Guidée Théâtralisée, du Secteur du Patrimoine Historique, de l’Université Fédérale de Rio Grande do Sul (UFRGS) qui utilise l’aspect ludique comme agent potentialisateur pour générer des connaissances. La recherche est du type qualitatif, descriptif, sous la forme d’une étude de cas qui repose sur le concept de l’Education Patrimoniale, institué au Brésil par Maria de Lourdes Parreiras Horta. On traite de concepts tels que l’Education, le Patrimoine, de l’Education Patrimoniale, de l’Education pour le Patrimoine, de l’Action Educative, du Patrimoine Edifié, de l’Aspect Ludique, des Ressources Pédagogiques et du Théâtre, en rapport avec l’action éducative analysée par le biais de correspondance électronique, d’entretiens, de recherche bibliographique et de recherche sur le site institutionnel. On analyse de quelle façon l’institution conçoit le concept de « ludicité », base de l’action éducative ludique. On découvre les facteurs qui déterminent le choix de l’activité ludique comme mot d’ordre de la pratique éducative. On examine la méthodologie de conception éducative patrimoniale en utilisant l’aspect ludique. On identifie les publics qui participent aux actions éducatives. On observe dans quelle mesure les activités éducatives ludiques sont des vecteurs de diffusion des connaissances. On conclut que les pratiques éducatives ludiques représentent une alternative pour le renouvellement des institutions culturelles, muséales ou non.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134700
Arquivos Descrição Formato
000987215.pdf (2.954Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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