Repositório Digital

A- A A+

Cooperação com fornecedor no desenvolvimento de calçados no Rio Grande do Sul

.

Cooperação com fornecedor no desenvolvimento de calçados no Rio Grande do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Cooperação com fornecedor no desenvolvimento de calçados no Rio Grande do Sul
Autor Fettermann, Diego de Castro
Orientador Guimaraes, Lia Buarque de Macedo
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Assunto Desenvolvimento de produto
Fornecedores
[en] Cooperation
[en] Product development
[en] Supplier
Resumo Este trabalho avalia a relação entre a empresa e o fornecedor durante o processo de desenvolvimento de produto em três empresas do setor calçadista do Rio Grande do Sul. O seu principal objetivo é identificar as possíveis oportunidades de integração, assim como as possibilidades de melhoria. Os resultados indicam uma real viabilidade da cooperação com o fornecedor como uma alternativa para a empresa melhorar o desempenho do seu PDP. Verifica-se uma relação mais intensa com o fornecedor quando a empresa possui um direcionamento ao desenvolvimento tecnológico e ao aprimoramento da performance do produto, como no caso da empresa de calçado infantil. A relação é mais incipiente quando o PDP está focado ao acompanhamento das tendências de moda, como nos casos das empresas de calçado feminino. O estudo identifica oportunidades de cooperação com os fornecedores durante o processo de desenvolvimento e no produto, assim como alternativas de projetos para incrementar a sua relação com seus fornecedores.
Abstract This work evaluates the relation between buyer and supplier during the product development process (PDP) in three companies of the shoe sector in Rio Grande do Sul. The main objective is to identify a possible integration and improvement opportunities in this relationship. The results indicate a viability for the cooperation between both parties to improve the PDP. A more intense relation with the supplier is verified when the manufacturer focuses on technological development and product performance improvement, as it is the case of the company of children footwear. This relation tends to diminish when the PDP follows fashion trends, as it is the case of woman footwear. The study identifies chances of cooperation between buyers and suppliers during the PDP as well as alternative projects to further develop the studied companies’ relation with their suppliers.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13478
Arquivos Descrição Formato
000648646.pdf (1.847Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.