Repositório Digital

A- A A+

IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação

.

IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação
Autor Behar, Patricia Alejandra
Rosas, Fátima Weber
Machado, Leticia Rocha
Torrezzan, Cristina
Ferreira, Gislaine Rossetti Madureira
Pagliarini, Paola Löw
Loss, Sibele Pedroso
Fonseca, Ana Luísa Cardoso
Outras contribuições Luz, Sabrina Emanuele de Almeida da
Simões, Ana Lúcia Cezar
Data 2015-07-01
Faixa etária 10 - 14
14 - 18
18 - 24
24 - 35
35 - 60
Nível de ensino Educação Continuada ou Extensão
Educação Profissional
Educação Superior - Graduação
Educação Superior - Pós-Graduação
Ensino Médio
Treinamento ou Capacitação
Tipo de usuário Aluno
Outro
Professor
Tutor/Monitor
Assunto Ambientes virtuais de aprendizagem
Instrumentos musicais digitais
Interações sociais
Scratch
Resumo O objeto de aprendizagem IMDE: Construção de Instrumentos Musicais Digitais para a Educação tem como objetivo geral fornecer orientações sobre como construir um Instrumento Musical Digital (IMD) para a Educação. É voltado para alunos e professores do Ensino Básico que desejam construir um IMD para a produção de música.
Orientações
de uso
O objeto é formado por quatro módulos. O módulo “IMD - Instrumentos Musicais Digitais” tem por objetivo apresentar a definição de um IMD, bem como exemplos de instrumentos já existentes. Já o módulo “Programação em Scratch” trata sobre programação em Scratch, principalmente voltado para a música e o uso de arduino. No módulo “O instrumento musical digital (IMD) PENTATRONIX” apresenta o passo-a-passo de como construir um IMD cujo o funcionamento permite a emissão de sons sem contato físico com o instrumento. O módulo “Estratégias pedagógicas: o uso de um IMD de forma coletiva” é voltado especificamente para professores e tem por objetivo apresentar e discutir possíveis estratégias pedagógicas para o desenvolvimento e uso de um IMD de forma coletiva. Em cada um dos módulos são apresentados também referencial teórico, recursos produzidos pela equipe, materiais complementares, desafios em forma de atividades e um glossário com termos utilizados nos textos. Para uma boa utilização o objeto deve ser integrado a um ambiente virtual de aprendizagem, a fim de possibilitar uma melhor interação entre os seus usuários.
Instruções de instalação Para editar os arquivos é necessário um editor de textos simples, como o Bloco de Notas, ou editor específico para edição de códigos, como o gratuito Notepad++. Não use editores como Word, pois acrescentam formatação de texto ao código. Para visualizar o projeto, apenas abra uma nova janela do navegador e arraste o arquivo principal para esta janela. Este arquivo principal chama-se "index" e pode ter uma das seguintes extensões: html, htm. As imagens podem ser editadas em qualquer editor de imagens, como por o exemplo o Gimp, que é gratuito. Para disponibilizar o projeto na internet é preciso ter acesso a um servidor web. A transferência dos arquivos pode ser feita com o software gratuito FileZilla.
Requisitos tecnológicos Para acessar o objeto você só precisa ter um navegador (Chrome, Firefox, Internet Explorer, Opera, Safari, ...) e estar conectado à internet. Mantenha o navegador atualizado para melhor desempenho. PRÉ-REQUISITOS TÉCNICOS -Computador com conexão à internet; -Última versão do Adobe Flash Player; -Última versão do Java; -Última versão do Browser -Para melhor visualização do site, utilizar resolução mínima de 1280 x 720.
Tipo material Hipertexto
Nível de granularidade Agregação de nível 1
Tipo Objeto de aprendizagem
Demonstração do recurso Web https://lume-re-demonstracao.ufrgs.br/imde/
URI http://hdl.handle.net/10183/134798

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.