Repositório Digital

A- A A+

Serviço de referência e informação: a percepção do ponto de vista dos usuários da Biblioteca Regional de Porto Alegre - Serviço Geológico do Brasil

.

Serviço de referência e informação: a percepção do ponto de vista dos usuários da Biblioteca Regional de Porto Alegre - Serviço Geológico do Brasil

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Serviço de referência e informação: a percepção do ponto de vista dos usuários da Biblioteca Regional de Porto Alegre - Serviço Geológico do Brasil
Autor Ferrari, Daniele
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca especializada
Estudo de usuário
[en] Case study
[en] Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
[en] Geological survey of Brazil
[en] Library of Regional Superintendency of Porto Alegre
[en] Reference service
Resumo O presente estudo, de natureza aplicada, abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo, caracteriza-se como um estudo de caso da Biblioteca da Superintendência Regional de Porto Alegre (SUREG - PA), pertencente à Rede Ametista, composta pelas bibliotecas do Serviço Geológico do Brasil (SGB), sediada em Porto Alegre. Apresenta o referencial teórico sobre o Serviço de Referência e Informação e descreve a metodologia utilizadapara a realização da pesquisa. Busca identificar o perfil dos usuários, a frequência com que utilizam a biblioteca e descrever sua percepção acerca do Serviço de Referência e Informação, os produtos e serviços oferecidos, observar os produtos e serviços oferecidos, quais são utilizados pelos membros do grupo entrevistado e verificar os critérios de utilização dos mesmos. Conclui que os usuários utilizam os produtos e serviços oferecidos pela biblioteca e buscam o auxílio do profissional bibliotecário para realizarem suas atividades de pesquisa e percebem diferença na busca e recuperação da informação após sua aproximação com o Serviço de Referência e Informação.
Abstract The present study, which has an applied nature, a qualitative approach and an exploratory and descriptive objective, is characterized as a case study of the Library of the Regional Superintendency of Porto Alegre (SUREG - PA), which is part of Rede Ametista (Amethyst Network) – a network composed of the libraries Geological Survey of Brazil (SGB). It contemplates the theoretical framework of the Reference and Information Service, as well as research methodology. It seeks to identify the profile of users, how often they use the library, and their perception of Reference and Information Service; the products and services offered; to observe which products and services are offered and which are used by members of the respondent group and to verify the criteria for use of the products and services. The study concludes that members use the products and services offered by the library and seek the assistance of librarians to conduct their research activities and realize the difference that their approach to Reference and Information Service makes in the search and retrieval of information.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134803
Arquivos Descrição Formato
000987352.pdf (1.346Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.