Repositório Digital

A- A A+

A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ

.

A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJ
Autor Brunoro, Laura Gauss Blauth da Rocha
Orientador Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca escolar
Hábito de leitura
[en] Focus groups
[en] Literary motivators
[en] School library
Resumo Aponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.
Abstract Points out that the key element in the formation of students and citizens is the reading. Explains the importance of the school library on the training process of reading and establishing the habit and the pleasure. It presents the Marist Brothers International School São José, at Rio de Janeiro, as the set and displays the context and network of the Marist universe. Grounds on the Child Development Levels (Piaget) and the Stages of Reading (Bamberger) and their importance on the good organization of the school library, in order to clarify the reader. Performs a dynamic to understand the children's reality and their reading preferences through focus groups. Analyzes the levels of development and the phases of reading of each subject and indicates the patterns observed in the child's motivations in the literary choices. It comprises, based on the results of the focus groups, the criteria for pre selection and choice of books in the library.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134806
Arquivos Descrição Formato
000987574.pdf (952.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.