Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorBrunoro, Laura Gauss Blauth da Rochapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-02T02:05:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134806pt_BR
dc.description.abstractAponta a leitura como elemento fundamental na formação do aluno e do cidadão. Explica a importância da biblioteca escolar no processo de formação do leitor e na criação do hábito da leitura e do prazer na leitura. Apresenta o Colégio Marista São José, RJ, como cenário da pesquisa e exibe o contexto da rede e do universo Marista. Fundamenta os Níveis de Desenvolvimento Infantil (Piaget) e as Fases da Leitura (Bamberger) e a importância destes para uma boa organização da biblioteca escolar, como forma de não confundir o leitor. Realiza uma dinâmica de compreensão da realidade infantil e de seus gostos literários através do grupo focal. Analisa os níveis de desenvolvimento e as fases de leitura dos sujeitos individualmente. Indica os padrões observados nas motivações das crianças em suas escolhas literárias. Compreende, com base nos resultados do grupo focal, o critério de pré seleção e de escolha dos livros na biblioteca.pt_BR
dc.description.abstractPoints out that the key element in the formation of students and citizens is the reading. Explains the importance of the school library on the training process of reading and establishing the habit and the pleasure. It presents the Marist Brothers International School São José, at Rio de Janeiro, as the set and displays the context and network of the Marist universe. Grounds on the Child Development Levels (Piaget) and the Stages of Reading (Bamberger) and their importance on the good organization of the school library, in order to clarify the reader. Performs a dynamic to understand the children's reality and their reading preferences through focus groups. Analyzes the levels of development and the phases of reading of each subject and indicates the patterns observed in the child's motivations in the literary choices. It comprises, based on the results of the focus groups, the criteria for pre selection and choice of books in the library.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca escolarpt_BR
dc.subjectLiterary motivatorsen
dc.subjectSchool libraryen
dc.subjectHábito de leiturapt_BR
dc.subjectFocus groupsen
dc.titleA criança e os motivadores na escolha de um livro: um estudo de caso na biblioteca do Colégio Marista São José, RJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987574pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples