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Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram

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Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram

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Título Folksonomia: análise de etiquetagem de imagens da National Geographic Brasil no Instagram
Autor Barbosa, Fernanda
Orientador Sousa, Rodrigo Silva Caxias de
Co-orientador Krebs, Luciana Monteiro
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Imagem fotográfica
Indexação (Biblioteconomia)
Instagram (Site)
[en] Documentary image analysis
[en] Folksonomy
[en] National Geographic Brazil
Resumo Estudo sobre folksonomia, quanto análise de etiquetagem de imagens fotográficas da National Geographic Brasil no Instagram. Realiza uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, identificando a rede social Instagram, a National Geographic Brasil e reunindo as etiquetas de uma amostra de imagens. Relaciona por meio de uma pesquisa documental, as etiquetas utilizadas nas fotografias com a grade de análise de imagens fotográficas proposta por Manini (2002). Os dados foram coletados e analisados, identificando quais categorias de análise de imagens fotográficas foram mais utilizadas. Constatou-se a necessidade de criar três categorias referentes ao comportamento dos usuários, quanto à atribuição de etiquetas: autoria, afetiva e enigmática. Conclui-se que a folksonomia adotada no acervo de imagens fotográficas da National Geographic Brasil, disponível na rede social Instagram, não contemplou todas as categorias de análise de imagens proposta por Manini (2002). Sugere a criação de campos específicos de inserção de etiquetas, de acordo com uma metodologia de análise ou descrição fotográfica, em acervos fotográficos, disponíveis em redes sociais, como Instagram.
Abstract Study on folksonomy, the photographic images labeling analysis of National Geographic Brazil on Instagram. Performs a descriptive and exploratory research, identifying the social network Instagram, National Geographic Brazil and collecting the labels in the sample images. Lists through desk research, the labels used on pictures with the photographic image analysis grid proposed by Manini (2002). Data were collected and analyzed by identifying which categories of analysis of photographic images were frequently used. It was found the need to establish three categories for the behavior of users, as regards the use of labels: authorship, emotional and enigmatic. We conclude that the folksonomy adopted in the photography collection of National Geographic Brazil, available in Instagram social network, did not include all categories of analysis of images proposed by Manini (2002). Suggests would create specific fields label insertion, according to an analysis methodology or photographic description in photographic available collections on social networks like Instagram.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134812
Arquivos Descrição Formato
000987359.pdf (5.431Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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