Repositório Digital

A- A A+

Atentados à memória: o caso da guerra no Iraque em 2003

.

Atentados à memória: o caso da guerra no Iraque em 2003

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Atentados à memória: o caso da guerra no Iraque em 2003
Autor Oliveira, Rafael Brum de
Orientador Giovanaz, Marlise Maria
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Guerra do Iraque
Memória coletiva
[en] Collective memory
[en] Forgetfulness
[en] Iraq War 2003
[en] Memory materials
Resumo O presente trabalho pretende debater os motivos que levam o homem a destruir documentos em épocas de conflito. Documentos são materiais de memória importantíssimos que reforçam a memória coletiva de um povo. Destrui-los é enfraquecer o elo da memória que é comum a todos indivíduos de uma comunidade. Apresenta uma discussão entre memória e documento e aborda as consequências do esquecimento. Focando-se no caso da Guerra do Iraque de 2003 serão analisados os motivos que levaram os invasores a destruir e negligenciar os locais de memória do Iraque, bem como sua condição posterior ao ocorrido.
Abstract This paper aims to discuss the reasons that lead a man to destroy documents in times of conflict. Documents are materials of memory that reinforce the collective memory of a people. Destroy them, is to weaken the memory link that is common to all individuals in a community. It presents a discussion between memory and forgetfulness, and deals with the consequences. Focusing in the case of the Iraq War in 2003, it will be discussed the reasons that led the invaders to destroy and neglect Iraq’s memory locations and its subsequent condition.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134815
Arquivos Descrição Formato
000987585.pdf (593.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.