Repositório Digital

A- A A+

Um acervo para todos: crônicas do jornalista Otto Gampert como fonte de informação

.

Um acervo para todos: crônicas do jornalista Otto Gampert como fonte de informação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Um acervo para todos: crônicas do jornalista Otto Gampert como fonte de informação
Autor Battaglin, Ana Luisa Gampert
Orientador Giovanaz, Marlise Maria
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Fonte de informação
[es] Crónica
[es] Fuentes de información
[es] Memoria
Resumo O presente estudo aborda e analisa o conteúdo das crônicas escritas pelo jornalista Otto Gampert entre 1956 e 1957, período em que foi suplente de vereador na cidade de Jaguari, Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa buscou compreender de que modo as informações contidas nesses documentos são fontes de informação para a comunidade jaguariense e da região. Foram utilizadas três objetivoespecíficas, sendo elas: seleção das crônicas conforme período estabelecido; identificação por meio de palavras-chave da temática das crônicas; e a verificação da relação e relevância dos assuntos abordados para o município. A revisão da literatura abrange os conceitos de crônicas, fontes de informação, memória e a relação destas com o material produzido pelo jornalista. A abordagem metodológica foi do tipo qualitativa e buscou-se verificar nas crônicas a presença de informações sobre assuntos históricos e políticos, no âmbito nacional, estadual ou municipal, que fossem pertinentes para a comunidade em questão. Constatou-se que, por meio desses textos, de sua divulgação via rádio, eram levadas informações que de outra maneira não chegariam à maioria da população, devido à importância desse meio de comunicação específico para a cidade. Os textos do jornalista também registram os acontecimentos políticos e econômicos da época, fornecendo não apenas um panorama daquele momento histórico, mas, principalmente, a perspectiva de um habitante de Jaguari sobre os fatos ocorridos em 1956 e 1957. Concluique a preservação desse material é indispensável, pois, do ponto de vista biblioteconômico, são fontes de informação do momento histórico vivido e discutido pelo autor, servindo a pesquisadores, historiadores e demais interessados pela história política do Município, do Estado e do País. Enfatiza que a importância desses documentos reside também no fato de se tratarem da representação da memória coletiva dos habitantes de Jaguari sobre os acontecimentos de então, embora também apresentem as opiniões pessoais do jornalista, a sua memória pessoal.
Resumen Este estudio aborda y analiza el contenido de las crónicas escritas por el periodista Otto Gampert entre los años de 1956 y 1957, periodo en el que fue edil suplente en la ciudad de Jaguari, Río Grande del Sur. La investigación buscó comprender de qué modo las informaciones que esos documentos contienen, son fuentes de información para la comunidad de la ciudad y de la región. Se han utilizado tres metas específicas para la realización del estudio: la selección de las crónicas de acuerdo al período establecido; la identificación de la temática de las crónicas por medio de palabras clave; y el examen de la relación y relevancia de los temas abordados para el municipio. La revisión de la literatura abarcó los conceptos de crónicas, fuentes de información, memoria y sus relaciones con el material producido por el periodista. El abordaje metodológico ha sido de tipo cualitativo y en él se buscó examinar en las crónicas la presencia de informaciones sobre temas históricos y políticos, en el ámbito nacional, estadual o municipal, que fueran pertinentes para la comunidad en cuestión. Se constató que por medio de esos textos de divulgación por radio, que eran llevadas informaciones que de otra manera no llegarían a la mayoría de la población, debido a la importancia que tenía ese medio específico de comunicación para la ciudad. Los textos del periodista, asimismo, registran los acontecimientos políticos y económicos de la época, presentando no solamente un panorama de aquel momento histórico, sino que, principalmente, la perspectiva de un habitante de Jaguari sobre esos hechos ocurridos en 1956 y 1957. Tras el estudio, se concluye que la preservación de ese material es indispensable, ya que, desde el punto de vista del biblioteconomista, es fuente de información del momento histórico vivido y discutido por el autor, lo cual sirve a investigadores, historiadores y demás interesados por la historia política del Municipio, del Estado y del País. El estudio remarca que la importancia de esos documentos está también en el hecho de que se tratan de una representación de la memoria colectiva de los habitantes de Jaguari sobre los acontecimientos de entonces, aunque también presenten las opiniones personales del periodista, su memoria personal.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134818
Arquivos Descrição Formato
000987320.pdf (151.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.