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dc.contributor.advisorBonotto, Martha Eddy Krummenauer Klingpt_BR
dc.contributor.authorZimmermann, Wagner Bernardespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-02T02:06:13Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/134820pt_BR
dc.description.abstractExamina o tratamento que os clássicos da literatura recebem nas bibliotecas públicas localizadas na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Estudo de caso que, em primeiro lugar, define o conceito de clássico com base na teoria literária. Identifica essas obras como aquelas que contribuem positivamente para a vida de seus leitores, caracterizando-se pelas seguintes particularidades: são a melhor companhia possível para a solidão natural do homem; proporcionam prazer estético; propiciam a experiência vívida de um determinado momento histórico; permitem o contato com o uso mais expressivo da língua; transmitem verdades sobre a condição humana, o que resulta em uma melhor compreensão dos próprios sentimentos e das emoções alheias; oferecem múltiplas interpretações, não se esgotando na primeira leitura; oportunizam o conhecimento de histórias, personagens e ideias culturalmente importantes. Conceitua, a seguir, a biblioteca pública como instituição que deve prover gratuitamente cultura (função cultural), educação (função educacional), lazer (função recreativa ou de lazer) e informação (função informativa) para toda a população. Relaciona o conceito de clássico com as quatro funções e afirma a necessidade de divulgação especial do cânone ocidental nesse tipo de unidade de informação. Pesquisa a divulgação que os clássicos recebem nas bibliotecas públicas localizadas em Porto Alegre, por meio de entrevistas estruturadas com os seus bibliotecários-chefes e observações sistemáticas, individuais e não participantes dos seus espaços físicos e dos seus ambientes virtuais. Conclui que a divulgação da alta literatura pelas bibliotecas é muito limitada, devido a uma série de fatores: falta de investimentos do poder público, por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, resultando em recursos humanos insuficientes, na ausência de funcionários especializados (bibliotecários) e na escassez de recursos financeiros para custear ações culturais; carência de conhecimento dos clássicos e do seu potencial junto ao público por parte dos responsáveis pelas unidades de informação; falta de maiores iniciativas pessoais dos funcionários tanto no que se refere à sua qualificação quanto à proposição de atividades culturais nas bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo examina el tratamiento que reciben los clásicos de la literatura en las bibliotecas públicas situadas en la ciudad de Porto Alegre, Rio Grande del Sur. Es un estudio de caso que, en primer lugar, define el concepto de clásico con base en la teoría literaria e identifica esas obras como aquellas que contribuyen positivamente para la vida de sus lectores, caracterizándolas por las siguientes particularidades: son la mejor compañía posible para la soledad natural del ser humano; proporcionan placer estético; propician la experiencia vívida de un determinado momento histórico; permiten el contacto con un uso más expresivo de la lengua; transmiten verdades sobre la condición humana, lo cual resulta en una mejor comprensión de los propios sentimientos bien como de las emociones ajenas; ofrecen múltiples interpretaciones, no agotándose en una primera lectura; posibilitan el conocimiento de historias, personajes e ideas culturalmente importantes. Luego, en el trabajo se conceptúa la biblioteca pública como una institución que debe proveer gratuitamente la cultura (función cultural), la educación (función educativa), el ocio (función recreativa o de ocio) y la información (función informativa) para toda la población. Así, el concepto de clásico se ve relacionado con esas cuatro funciones que afirman la necesidad de una divulgación especial del canon occidental en ese tipo de unidades de información. De igual manera, el trabajo, asimismo, investiga la divulgación que reciben los clásicos en las bibliotecas públicas localizadas en Porto Alegre, mediante entrevistas estructuradas con sus bibliotecarios jefes y mediante observaciones sistemáticas, individuales y no participantes de sus espacios físicos y de sus ambientes virtuales. A partir de la investigación se concluye que la divulgación de la alta literatura por las bibliotecas de Porto Alegre es muy limitada, debido a los siguientes hechos: falta de inversión del poder público, por parte del gobierno del Estado de Rio Grande del Sur, lo que resulta en recursos humanos insuficientes, en la ausencia de funcionarios expertos (bibliotecarios) y en la escasez de recursos financieros para costear acciones culturales; insuficiencia de conocimiento de los clásicos por parte de los responsables por las unidades de información y, en consecuencia, de su potencial junto al público; falta de iniciativas personales más amplias por parte de los funcionarios tanto en lo que refiere a su calificación como a la proposición de actividades culturales en las bibliotecas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectClásicos de la literaturaes
dc.subjectAção culturalpt_BR
dc.subjectCanon occidentales
dc.subjectBibliotecas públicases
dc.subjectAcción culturales
dc.titleOs clássicos nas bibliotecas públicas de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000987793pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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