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Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

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Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães

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Título Serviço de referência e informação aos idosos: um estudo de caso sobre os usuários idosos na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães
Autor Bueno, Grasiane Hüllen
Orientador Moro, Eliane Lourdes da Silva
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Biblioteca pública
Idoso
[en] Elderly users
[en] Public library
[en] Reference service and presential information
Resumo Este estudo aborda o Serviço de Referência e Informação Presencial como também os oito passos no processo de referência. O Serviço de Referência Presencial é entendido como um lugar, ou espaço, onde os usuários são recepcionados geralmente pelo Bibliotecário, este lhes presta as devidas informações sobre determinado problema ou assunto. Apresenta o que é a biblioteca pública, os usuários idosos e exemplos de ações nas bibliotecas voltadas para este público. Discorre também como este serviço é entendido pelos usuários idosos da Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães. A pesquisa se caracteriza como exploratória, de abordagem qualitativa. A técnica de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. Como instrumento de coleta de dados, foram efetuadas entrevistas semi-estruturadas, realizadas na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães, com a participação de seis idosos. Apresenta os resultados obtidos através das entrevistas aplicadas aos sujeitos do estudo. O resultado possibilitou responder à pergunta de investigação ao se constatar como é o uso do Serviço de Referência e Informação Presencial na Biblioteca Pública Municipal Josué Guimarães pelos usuários idosos para o atendimento a suas necessidades de informação.
Abstract This study addresses the Reference Service and Presential Information as well as the eight steps in the referral process. The Face Reference Service is understood as a place or space where the Librarian generally welcomes users, this provides them the necessary information about a particular problem or issue. It presents what is the public library, the elderly users and its growth over the years. Also discusses how the elderly members of the Municipal Public Library Josué Guimarães understand this service. The research is characterized as exploratory, qualitative approach. The technique used was the case study. As a tool for data collection, semi-structured interviews were made in, the Municipal Public Library Josué Guimarães, with the participation of six elderly. It presents the results obtained through interviews applied to the study subjects. The result made it possible to answer the question of research to be seen how the use of Classroom Reference and Information Services in the Municipal Public Library Joshua Guimarães by elderly users to meet their information needs.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134834
Arquivos Descrição Formato
000987362.pdf (1.867Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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