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Intervenções baseadas em mindfulness em contexto escolar : um estudo bibliográfico

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Intervenções baseadas em mindfulness em contexto escolar : um estudo bibliográfico

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Título Intervenções baseadas em mindfulness em contexto escolar : um estudo bibliográfico
Autor Majolo, Fabiane
Orientador Castellá Sarriera, Jorge
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Assunto Adolescente
Brasil
Criança
Escola
Meditação
Psicologia do desenvolvimento
Resumo A associação de práticas do tipo mente/corpo a um maior bem-estar físico, mental e emocional, vem despertando o interesse científico. Programas de intervenção baseados em mindfulness para adultos estão sendo, recentemente, adaptados para crianças e adolescentes, e dão indícios de sua efetividade. O objetivo geral do presente estudo é investigar o estado de arte das pesquisas sobre o tema: Mindfulness e Escola, para compreender como o assunto tem sido tratado pelos pesquisadores na literatura especializada, nos últimos cinco anos. Trata-se de um estudo de pesquisa de leitura empírica. A pesquisa fez uma análise das publicações disponíveis nas bases de dados “Portal CAPES”, “REDALYC”, “LILACS” e “SCIELO”. A pesquisa inicial, utilizou “mindfulness” e “school” como descritores, encontrou 3192 artigos. Através de descritores mais específicos como “meditação”, “mindfulness”, “escola”, “educação”, “sala de aula”, “estudantes”, “adolescentes”, “intervenção”, com suas variantes em inglês e espanhol, foram encontrados 110 artigos Com a leitura dos abstracts desses 110 artigos se realizou outra seleção enfatizando a exclusão de artigos como: revisões da literatura, intervenções com professores, universitários ou populações clínicas, ou ainda não se enquadravam nos objetivos da pesquisa ou não utilizavam mindfulness como método, resultando 15 artigos. Destes, 10 foram realizadas por pesquisadores norte-americanos. No total, 2.523 alunos participaram das pesquisas, sendo que destes, 1.487 foram instruídos em mindfulness, e o restante fez parte de grupo controle. Os efeitos das intervenções foram avaliados a partir de medidas de desempenho cognitivo, problemas emocionais, estresse e coping, e resiliência. Apesar dos resultados da maioria dos estudos apontarem para sua eficácia e aceitabilidade no contexto escolar, os mesmo devem ser tomados com ressalvas, uma vez que os estudos apresentaram limitações metodológicas importantes. Por ser um campo recente de pesquisa, e indicar ser efetivo como programa de intervenção psicoeducativo de prevenção e promoção do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, em crianças e adolescentes, este é bastante vasto e promissor para o desenvolvimento de pesquisas futuras.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134849
Arquivos Descrição Formato
000988105.pdf (769.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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