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Análise de comerciais de alimentos na televisão brasileira : técnicas persuasivas e influências no comportamento

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Análise de comerciais de alimentos na televisão brasileira : técnicas persuasivas e influências no comportamento

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Título Análise de comerciais de alimentos na televisão brasileira : técnicas persuasivas e influências no comportamento
Autor Rigoni, Lucas Paulo
Orientador Araujo, Lisiane Bizarro
Data 2014
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Assunto Comportamento do consumidor
Consumo
Psicologia do desenvolvimento
Publicidade
Resumo A programação televisiva está repleta de comercias de alimentos. O telespectador é exposto, diariamente, a uma enorme quantidade de mensagens que têm o objetivo de persuadi-lo a escolher um determinado produto em detrimento dos outros. Estudos comprovam que a exposição a esse tipo de propaganda pode induzir nossos hábitos alimentares e influenciar no modo em que fazemos nossas escolhas para a comida. Para isso, os anúncios televisivos geralmente utilizam técnicas persuasivas em suas peças publicitárias. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo compreender quais e como essas técnicas possivelmente persuasivas aparecem em uma amostra de comerciais de alimentos na televisão brasileira e como elas poderiam sugestionar nosso comportamento para comer. Ao todo, 24 técnicas foram retiradas da literatura e separadas em categorias Uma amostra de 19 comerciais foi analisada. As ocorrências com maiores frequências sugerem fortes apelos para a praticidade ao consumir ou transportar o produto; apelo para a qualidade do alimento anunciado e o seu sabor. Um achado interessante diz respeito ao humor dos atores das peças: todos apareciam sempre felizes, sorrindo e em boa forma física, indicando o uso do estado de humor elevado como um apelo emocional. A partir desse estudo, pretende-se reforçar a importância da educação e conscientização da população para hábitos saudáveis de alimentação, informações nutricionais e a persuasão contida nas propagandas, com intuito de que o telespectador esteja apto a fazer escolhas mais conscientes para a sua saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134852
Arquivos Descrição Formato
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