Repositório Digital

A- A A+

Gestão da informação orgânica para a tomada de decisão em uma ONG: estudo de caso na Brahma Kumaris – Porto Alegre

.

Gestão da informação orgânica para a tomada de decisão em uma ONG: estudo de caso na Brahma Kumaris – Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Gestão da informação orgânica para a tomada de decisão em uma ONG: estudo de caso na Brahma Kumaris – Porto Alegre
Autor Bergenthal, Francine
Orientador Rockembach, Moisés
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Gestão de documentos
Organizações não governamentais
[es] Brahma kumaris
[es] Flujo informacional
[es] Gestión de la información
[es] Información orgánica
Resumo Apresenta um estudo de caso sobre a Organização Não Governamental Brahma Kumaris – Porto Alegre acerca da gestão da informação orgânica para a tomada de decisão. Para tanto, utilizou-se como base teórica pesquisa bibliográfica e documental relacionando principalmente as áreas de Arquivologia, Ciência da Informação e Administração, essenciais para perceber a relação interdisciplinar a partir de um modelo de fluxo da informação. Os instrumentos de pesquisa foram formulados a partir da literatura consultada dentro desse campo de atuação, sendo estes um questionário com perguntas de caráter aberto e fechado e entrevistas semiestruturadas. É uma pesquisa exploratória qualitativa com estudo de caso, levantamento bibliográfico e análise documental. Quanto aos resultados foi possível perceber que não existe na Brahma Kumaris um modelo de gestão da informação estruturado. Todavia, a percepção dos voluntários aponta para um bom funcionamento da organização. Deste modo, por fim, são ponderadas as justificativas para o distanciamento da realidade teórica metodológica frente à percepção dos voluntários envolvidos no processo. A partir disso é possível uma postura propositiva e de respeito ao trabalho realizado na ONG.
Resumen Se presenta un estudio de caso sobre la Organización no Gubernamental (ONG) Brahma Kumaris de Porto Alegre acerca de la gestión de la información orgánica para la toma de decisiones. Se utilizó como base teórica la búsqueda bibliográfica y documental relacionada principalmente a las áreas de Archivología, Ciencias de la Información y Administración, que son esenciales para percibir la relación interdisciplinaria a partir de un modelo de flujo de información. Los instrumentos de investigación fueron formulados a partir de la literatura consultada dentro del ámbito de acción, siendo estos cuestionarios com preguntas de carácter aberto y cerrado y entrevistas semiestructuradas. Se trata de uma investigación exploratoria cualitativa con estúdio de caso, levantamiento bibliográfico y análisis de documentos. En cuanto a los resultados, fue posible percibir que en Brahma Kumaris no existe un modelo de gestión de información estructurado, sin embargo, la percepción de los voluntarios apunta hacia um buen funcionamento de la organización. Así, finalmente, son sopesadas las justificaciones para el distanciamento de la realidad teórica metodológica frente a la percepción de los involucrados en el proceso. A partir de este trabajo, es posible promover una postura propositiva y de respeto por el trabajo realizado en la ONG.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135008
Arquivos Descrição Formato
000987814.pdf (1.026Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.