Repositório Digital

A- A A+

A gestão documental como agente facilitador da implantação da Lei de Acesso à Informação

.

A gestão documental como agente facilitador da implantação da Lei de Acesso à Informação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A gestão documental como agente facilitador da implantação da Lei de Acesso à Informação
Autor Ramos, Diego da Silva
Orientador Bertotti, Valéria Raquel
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Arquivologia.
Assunto Acesso à informação
Gestão de documentos
[es] Acceso a la información
[es] Archivos
[es] Gestión documental
[es] Información
[es] Ley de acceso a la información
Resumo Análise da relação da Lei de Acesso à Informação com a Gestão Documental demonstrando como os procedimentos e suas atividades podem colaborar para a implantação da referida Lei. Analisou-se ainda a Lei de Acesso à Informação em relação à Gestão Documental, ou seja, como suas determinações solicitam o gerenciamento e a eficiência no acesso das informações. A pesquisa foi de cunho exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Concluise que embora a Gestão Documental e a Lei de Acesso à Informação se relacionem no acesso às informações, ambas possuem como objetivo assegurar o pleno exercício da cidadania e promover a transparência das ações administrativas, pontos estes possibilitados a partir do tratamento arquivístico eficiente e eficaz dos acervos documentais.
Resumen Análisis de la relación existente entre la Ley de Acceso a la Información y la Gestión Documental demostrando de qué manera los procedimientos y sus actividades pueden colaborar para la implementación de la referida Ley. También se analizó la Ley de Acceso a la Información en relación a la Gestión Documental, o sea, de qué manera sus determinaciones solicitan el gerenciamiento y la eficiencia en el acceso a las informaciones. La investigación fue exploratoria y realizada por medio de investigación bibliográfica y documental. Se concluyó que, a pesar de que la Gestión Documental y la Ley de Acceso a la Información estén relacionadas en el acceso a las informaciones, ambas tienen como objetivo asegurar el pleno ejercicio de la ciudadanía y promover la transparencia de las acciones administrativas. Esto es posible a partir del tratamiento archivístico eficiente y eficaz de los acervos documentales.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135015
Arquivos Descrição Formato
000987810.pdf (234.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.