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Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático

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Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático

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Título Uma abordagem CTS das máquinas térmicas na revolução industrial utilizando o RPG como recurso didático
Autor Sabka, Diego Ricardo
Orientador Lima Júnior, Paulo
Co-orientador Pereira, Alexsandro Pereira de
Data 2016
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Assunto Ciência, tecnologia e sociedade
Ensino de física : Ensino médio
Formação de professores
Jogos educativos
Métodos de ensino
Teorias de aprendizagem
[en] Industrial revolution
[en] Marxism
[en] RPG
[en] STS
[en] Thermal machines
Resumo O Ensino de Física em um mundo democrático requer mais práticas curriculares que abordem as implicações sociais da Ciência e da Tecnologia (C&T). Buscando articular uma visão marxista com pressupostos do movimento CTS, o presente trabalho de conclusão reporta uma experiência de ensino de máquinas térmicas que apresenta dois diferenciais: (1) situa a máquina térmica no contexto histórico da revolução industrial inglesa; (2) promove um jogo de interpretação de papéis (Roleplaying Game – RPG). A fundamentação teórica está baseada em três fontes principais: o referencial curricular CTS, a teoria do desenvolvimento de Lev Vygotsky1 e a reconstrução histórica de Eric Hobsbawm para a Revolução Industrial. O trabalho foi aplicado em duas turmas da 2ª série do Ensino Médio. Foi elaborado um produto educacional em hipermídia, voltado para professores. Nossos resultados sugerem que a proposta favoreceu que os alunos: (1) percebessem que a máquina térmica, situada em um palco de conflitos sociais, não pode ser compreendida somente como um aparato tecnológico; (2) vivenciassem os conflitos de uma posição social diferente da sua própria (a posição do operário de uma fábrica, por exemplo).
Abstract Physics teaching in a democratic world requires more curricular practices addressing social implications of Science and Technology (S&T). Intending to interweave a Marxian stance along with STS ideas, this text reports an experience of teaching thermal machines with two main distinctions: (1) it situates thermal machines in the context of British industrial revolution; (2) it involves a Roleplaying Game (RPG). The theoretical framework is based on three sources: STS curriculum design, Lev Vygotsky’s developmental psychology and Eric Hobsbawm’s account for Industrial Revolution. This experience was enacted twice with high school students. The emerging educational product (directed to other science teachers) was elaborated on hypermedia. The results suggest that this experience favored students’: (1) acknowledging that thermal machine, located in a stage of social conflicts, is not only a technological apparatus; (2) lived the conflicts of a different social position (eg., the role of an industry employee).
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/135058
Arquivos Descrição Formato
000988294.pdf (3.908Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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