Repositório Digital

A- A A+

Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia

.

Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Reflexões sobre o ensino e a formação de professores de sociologia
Autor Pavei, Katiuci
Orientador Krahe, Elizabeth Diefenthaeler
Data 2008
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Assunto Ciências sociais
Ensino médio
Formação
Professor
Sociologia
[en] Formation courses
[en] High schools
[en] Social science
[en] Sociologist teacher’s
[en] Teachers’formation
[en] Teaching
Resumo A dissertação parte de vivências da autora ressignificadas teoricamente, que a estão constituindo enquanto socióloga-professora–pesquisadora, para buscar analisar aspectos sobre a formação de professores de Sociologia para a Educação Básica brasileira. O estudo, com enfoque crítico-dialético e de abordagem qualitativa, tem como cerne o posicionamento de professoras recém-graduadas frente aos seus processos de graduação, às suas condições profissionais e ao contexto nacional, marcado pela reintrodução de Sociologia como componente curricular obrigatório nas escolas da nação. Para tanto, situa-se brevemente a atual discussão sobre a temática formação de professores no bojo do contexto sócionormativo nacional-internacional, apresentando um alfabeto de desafios e características que (re)configuram o trabalho e a condição docente. Paralelamente, o histórico da disciplina nos currículos brasileiros é exposto assim como o contexto normativo atual que rege o assunto, bem como algumas peculiaridades de seu ensino em escolas públicas de nível médio de Porto Alegre. A partir das narrativas das entrevistadas sobre seu curso de Ciências Sociais, apresenta-se categorias temáticas elaboradas durante o processo analítico que se referem ao currículo formativo dessas docentes e questões que extrapolam as particularidades por serem características já históricas das licenciaturas de uma forma geral e, em especial, do curso de licenciatura em Ciências Sociais no país. Por fim, trechos de documentos e resumos são registrados, bem como iniciativas que a autora julga estarem sinalizando mudanças na formação de professores em geral e especificamente de Sociologia. Acredita-se que os resultados apresentados possam contribuir às reflexões e discussões nos cursos de licenciatura, do mesmo modo que possibilitem o estímulo ao fomento de inovações universitárias.
Abstract This work has its initial point at the author’s life, theoretically re-meant, which are helping the author to build herself as sociologist-teacher-researcher, to analyze aspects about Sociologist teacher’s formation of Brazilian Basic Education. This study has critical-dialectic and qualitative view, its main focus is based on teachers new graduated about their graduation process, their professional conditions and national context, because Sociology was reintroduced as obligatory curriculum in Brazilian schools. So, it has been shown briefly the current discussion about teachers’formation in the main point of social-normative nationalinternational context, presenting a challenge alphabet and characteristics that re-configure the work and teacher’s condition. Parallel, the discipline historic in Brazilian curriculums is exposed as well as the current normative context which leads the subject, as well as some peculiarities of its teaching in public high schools in Porto Alegre. From the teachers’ interview about their Social Science Course, it has been shown theme categories made during the analytic process about curriculum formation and questions that overcome its particularities because they are historical characteristics of formation courses in a general way and, in special, of Social Science Course in the country. Finally, pieces and summaries of documents are registered, as well as initiatives which the author thinks to be signalizing changes in teachers’ formation in general and especially in Sociology. The results presented, it is believed to contribute to reflections and discussions in formation courses, at the same time that can stimulate the universities innovations.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/13507
Arquivos Descrição Formato
000649212.pdf (781.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.