Repositório Digital

A- A A+

Para além de uma educação multicultural : teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente : entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billings

.

Para além de uma educação multicultural : teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente : entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billings

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Para além de uma educação multicultural : teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente : entrevista com a Professora Gloria Ladson-Billings
Outro título Beyond multicultural education: critical race theory, culturally relevant pedagogy and teacher training (interview with professor gloria ladson-billings)
Entrevistado Ladson-Billings, Gloria
Entrevistador Diniz-Pereira, Júlio Emílio
Gandin, Luis Armando
Hypolito, Alvaro Moreira
Data 2002
Assunto Brasil
Consciência social
Educação multicultural
Formação
Professor
[en] Critical race theory
[en] Culturally relevant pedagogy
[en] Multicultural education
[en] Teacher training
Resumo O presente texto traz a entrevista da Professora Gloria Ladson-Billings, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Nessa entrevista, a professora Ladson-Billings analisa conceitos como o de ‘teoria racial crítica’ e ‘pedagogia culturalmente relevante’, mostra a importância desses conceitos para a superação de modelos conservadores de Educação Multicultural, bem como discute os desafios que ainda precisam ser enfrentados no campo do currículo e da formação docente, principalmente em relação às questões raciais. Finalmente, ela fala a respeito do que conhece sobre a realidade educacional brasileira e de como o Brasil poderia participar de um movimento de construção de uma consciência racial crítica mundial.
Abstract In this interview, Professor Gloria Ladson-Billings analyzes the concepts of ‘critical race theory’ and ‘culturally relevant pedagogy’, emphasizes the importance of these concepts in the process of overcomingconservative models of multicultural education, and discusses the challenges for those working in the field of curriculum and teacher education, especially when they deal with the issue of race. Finally, she comments on her knowledge of the Brazilian educational reality and argues that Brazil should participate in a movement for the creation of a global critical race consciousness.
Tipo Entrevista
URI http://hdl.handle.net/10183/135096
Arquivos Descrição Formato
000329622.pdf (89.79Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.