Devir-criança : experimentar e explorar outra educação
dc.contributor.author | Jódar Rico, Francisco | pt_BR |
dc.contributor.author | Gómez Sánchez, Lucía | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tomaz Tadeu da | pt_BR |
dc.contributor.author | Corazza, Sandra Mara | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-04-07T17:55:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/135320 | pt_BR |
dc.description.abstract | Conhecemos a preocupação de Deleuze pela sobrecodificação do campo social e seu conceito de “devir”, concebido como processo criativo pelo qual as minorias se metamorfoseiam e escapam do controle social. Partindo desses conceitos, este ensaio tenta caracterizar o “devircriança” como “linha de fuga” pela qual se pode experimentar e explorar uma outra educação. Para isso, o artigo delineia elementos que possibilitem escapar e resistir à forma-homem que domina e codifica a educação dominante. É a partir desses elementos que se podem criar novas possibilidades para a educação concebida como criação de novas formas de fazer, pensar e sentir, capazes de resistir a um modo de existência que aprisiona a educação e na qual emerge o rosto do intolerável que faz de nossa banalidade cotidiana sua habitação permanente. | pt_BR |
dc.description.abstract | We all know Deleuze’s concern for the process of overcodification of the social field and also his concept of “becoming”, conceived as a creative process through which minorities transform themselves and in a certain way manage to escape the grip of social control. Taking up these concepts as its starting point, this paper tries to characterize “becomingchild” as a “line of flight” through which it could be possible to experience and explore another education. To achieve this, we develop some elements which might help us to escape and resist the human-form that dominates and codify the dominant way of educating. It is on the basis of these elements, we argue, that we could create new forms of doing, thinking and feeling which could make possible to resist a way of living that captures education and in which emerge those intolerable events that tend to take up our daily banality as its permament home. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 31-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Otherness | en |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Inovação educacional | pt_BR |
dc.subject | Socioinstitutional change | en |
dc.subject | Identity | en |
dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | pt_BR |
dc.title | Devir-criança : experimentar e explorar outra educação | pt_BR |
dc.title.alternative | Becoming-child : to experience and to explore another education | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000367476 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Humanas (6674)