Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRoy, Kaustuvpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tomaz Tadeu dapt_BR
dc.contributor.authorCorazza, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2016-04-07T17:55:45Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135324pt_BR
dc.description.abstractSeguindo Deleuze, faço uma tentativa para ir além da noção, própria do senso comum, que concebe o espaço, nas relações educacionais, como homogêneo e mero ambiente. Proponho uma espécie de “diferenciação espacial” que nos permita considerar seriamente o espaço como uma categoria ontológica produtiva, como um acontecimento, e não como um a priori, como um pano de fundo. Argumento que o próprio caráter do espaço é afetado pelo que ocorre nos processos de ensino e na aprendizagem e que, inversamente, esses processos são afetados pelo espaço. Da mesma forma que a presença (ou a ausência) da matéria determina a intensidade da curvatura gravitacional no espaço astronômico, o qual, por sua vez, afeta as relações entre a matéria, assim também características espaciais diversas podem ser associadas com diferentes práticas curriculares e, inversamente, diferentes práticas curriculares podem afetar diferentemente o espaço curricular.pt_BR
dc.description.abstractFollowing Deleuze, I make an effort to go beyond the commonsense notion of space as ambient and homogeneous in educational relations . I undertake to bring about a kind of ‘spatial differentiation’ whereby we begin to take seriously space as an ontological category that is emergent rather than a priori, an event rather than a backdrop, and argue, that the very character of space is affected by and affects what goes on in teaching and learning. Just as the presence (or absence) of matter determines the intensity of “gravitational” curvature in astronomic space, which in turn mediates the relations between matter, diverse spatial characteristics may be associated with, and seen to mediate, different curricular practices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 27, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 89-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectOptic spaceen
dc.subjectHaptic spaceen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectDeleuzeen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925-1995pt_BR
dc.titleGradientes de intensidade : o espaço háptico deleuziano e os três "erres" do currículopt_BR
dc.title.alternativeGradients of intensity : deleuzian haptic space and the 3 R’s of curriculumen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000367492pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples