Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWahl, Hans-Wernerpt_BR
dc.contributor.authorDoll, Johannespt_BR
dc.date.accessioned2016-04-07T17:55:51Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn1517-2473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135328pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho pretende dar uma contribuição conceitual ao constructo “competência no cotidiano”. Depois de uma discussão introdutória sobre as razões da crescente atenção da competência no cotidiano na Gerontologia, são esboçadas, numa primeira parte, seis tendências de pesquisa com relevância para a competência no cotidiano: 1 Pesquisa gerontológica cognitiva sobre situações no cotidiano; 2 Pesquisas sobre ADL/IADL (atividades de vida diária, instrumental de atividades de vida diária); 3 Pesquisa sobre lazer, 4 Pesquisa sobre coping; 5 Pesquisa sobre a organização temporal de atividades e 6 Pesquisa ecológico-gerontológica. Numa segunda parte, são apresentados e analisados dois modelos com forte influência na competência no cotidiano, o modelo de Margret Baltes e o modelo de Sherry Willis. Numa terceira parte é elaborada uma concepção integrada de competência no cotidiano, de modo que interrelaciona aspectos das seis tendências de pesquisa com elementos importantes dos dois modelos de competência no cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to contribute to conceptual issues associated with the construct of everyday competence. After the description of reasons for the increased attention which everyday competence has found within gerontology, the first section of this work serves to shed light on six research traditions with relevance for everyday competence: (1) Research on everyday cognitive processes, (2) ADL/IADL research, (3) leisure time research, (4) coping research, (5) time budget research, and (6) ecological gerontology research. In the second section, two influencial models of everyday competence, namely those of Margret Baltes and Sherry Willis, are discussed. Finally, an integrative conception of everyday competence, which is aimed to combine aspects of the six research traditions with elements of the two models of everyday competence, is suggested.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre, RS. Vol. 2 (1999), p. 103-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgingen
dc.subjectPsicologia da idade adultapt_BR
dc.subjectPessoa idosapt_BR
dc.subjectEveryday lifeen
dc.subjectEveryday competenceen
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.titleA competência no cotidiano : um constructo buscando uma identidadept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000297503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples