Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorStormowski, Vandoirpt_BR
dc.date.accessioned2016-04-08T02:06:26Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/135354pt_BR
dc.description.abstractEste estudo se debruça sobre a questão da formação de professores de matem ática para a incorporação de recursos tecnológicos em sala de aula. No cenário da Educação a Distância (EAD), esta pesquisa se propõe a analisar a seguinte questão: na modalidade EAD, como organizar uma proposta de formação que vise a capacitação de professores de matemática para o uso do potencial dos registros dinâmicos de representa- ção semiótica que se tem no software GeoGebra? O processo de apropriação de softwares de Matemática Dinâmica (MD) por professores é analisado à luz da Abordagem Instrumental. O conhecimento matemático estabelecido culturalmente possui representação peculiar, que in uencia o processo de aprendizagem matemática, e é analisado através dos Registros de Representação Semióica Na articulação destes aportes teóricos, identi ca-se o registro dinâmico presente nos softwares de MD, e analisa-se a apropriação do recurso pelos professores através da exploração do potencial presente nesse registro. A partir da metodologia da Engenharia Didática, é apresentado o planejamento de Arquitetura Pedagógica para uma disciplina de curso especialização, cursada a distância por professores de matemática em formação continuada. O texto apresenta o relato da implementação da disciplina e, analisando as produções dos professores-alunos, identi ca-se o desenvolvimento de esquemas de utiliza- ção do software GeoGebra, indicativos do início de apropriação desse recurso por parte dos professores de matemática participantes do estudo.pt_BR
dc.description.abstractThis study focuses on the question of mathematics teacher training for the incorporation of technological resources in the classroom. In the Distance Education scenario, this research aims to analyze the question: in the distance education modality, how to organize a training proposal aimed at the training of mathematics teachers to use the potential of the dynamic register of semiotic representation at the GeoGebra software? The process of appropriation of Dynamic Mathematics software for teachers is analyzed under the perspective of Instrumental Approach. The mathematical knowledge culturally established has peculiar representation which in uence the process of learning mathematics, and is analyzed through Registers of Semiotic Representation At the junction of these theoretical contributions, identi es the dynamic record in Dynamic Mathematics software, and analyzes the appropriation of the resource by teachers through the exploitation of this potential in this register. Using the methodology of the Didactic Engineering, it presents the Pedagogical Architecture planning, for a especialization course's discipline given for math teachers in continuing education. The text reports the record of achievement of the course and analyzing the productions of student teachers, identi es the development of GeoGebra software utilization schemes, indicating the start of the appropriation of this appeal by math teachers in the study.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDynamic Mathematicsen
dc.subjectInstrumental approachen
dc.subjectSemiotic representationen
dc.subjectDistance educationen
dc.titleFormação de professores de matemática para o uso de tecnologia : uma experiência com o GeoGebra na modalidade EADpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000988268pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Informática na Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples