Repositório Digital

A- A A+

Tratamento de molares afetados pela hipomineralização molar-incisivo : uma revisão ilustrada da literatura

.

Tratamento de molares afetados pela hipomineralização molar-incisivo : uma revisão ilustrada da literatura

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Tratamento de molares afetados pela hipomineralização molar-incisivo : uma revisão ilustrada da literatura
Autor Silva Júnior, Ivam Freire da
Orientador Mariath, Adriela Azevedo Souza
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Especialização em Odontopediatria.
Assunto Hipoplasia do esmalte dentário
Odontopediatria
Resumo Com a diminuição da prevalência da doença cárie, maior atenção tem sido dada as alterações na formação do esmalte. Dentre essas, a Hipomineralização Molar-Incisivo (HMI) surge como um defeito nos tecidos mineralizados, com causa sistêmica, e geralmente, acomete um ou até mesmo os quatro primeiros molares permanentes, associados ou não a alteração dos incisivos. Molares afetados pela HMI tem maior predisposição à fratura pós-eruptiva do esmalte, expondo a dentina o que aumenta a susceptibilidade à lesões de cárie. O tratamento para os mais variados desfechos clínicos da HMI ainda é considerado um desafio para a prática clínica. O propósito deste trabalho é realizar uma revisão da literatura sobre a conduta terapêutica em molares afetados pela HMI. A realização de um diagnóstico diferencial e precoce é fundamental para alcançar o sucesso no manejo do paciente. Entre as condutas propostas para molares afetados pela HMI, estão: tratamentos preventivos, selante de fossas e fissuras, restaurações, coroas metálicas pré-formadas e a exodontia. Conclui-se que, tão importante quanto o protocolo de tratamento adotado e a proservação do caso, o profissional deve estar preparado para lidar com as necessidades sociais e psicológicas do paciente.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/135370
Arquivos Descrição Formato
000988698.pdf (377.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.