Repositório Digital

A- A A+

Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado

.

Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Uma pianista no jornal : análise da série Um Esboço para a História da Música (1967 – 1968) de Maria Abreu no Caderno de Sábado
Autor Giollo, Ana Carolina Nodari
Orientador Golin, Cida
Co-orientador Cavalcanti, Anna de Carvalho
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Assunto Correio do Povo (Jornal). Caderno de Sábado
Jornalismo cultural
[en] Caderno de Sábado
[en] Correio do Povo
[en] Cultural Journalism
[en] Maria Abreu
[en] Musical criticism
Resumo Esta monografia analisa a série Um esboço para a história da música de Maria Abreu, escrita entre outubro de 1967 e agosto de 1968 no Caderno de Sábado do Correio do Povo. O objetivo geral do trabalho é compreender como Maria Abreu apresenta a história da música na série. Estabelecemos como objetivos específicos mapear e recuperar os textos que compõe a série; classificar e analisar as publicações procurando refletir sobre suas temáticas e abordagens; discutir e problematizar as seguintes questões: de que música a autora fala? Quais são os recursos utilizados pela autora para dirigir-se ao público leigo? Para quem a autora fala? e quais são as referências utilizadas por Maria Abreu para construir a série?. Para iluminar teoricamente o objeto, situamos o suplemento cultural como sistema perito dentro do jornalismo, salientando a função da crítica na mediação de campos especializados Contextualizamos o Caderno de Sábado na história do Correio do Povo e sistematizamos dados biográficos sobre a autora. Por meio do método de análise de conteúdo, foram analisados os 24 textos que compõem a série. Com base nos resultados encontrados, conclui-se que a série Um esboço para a história da música tem o seu foco na Música Antiga, abordada em 42% dos temas. Os compositores citados são de nove países distintos, liderados pelos alemães, que configuram 36% de todos os compositores mencionados. Ao todo, Maria Abreu referencia 24 autores, divididos em musicólogos, críticos, historiadores, músicos, escritores e filósofos. A linguagem dos textos é hermética, e a série é voltada aos leitores com conhecimento prévio de história da música e teoria musical.
Abstract This work analyses the series Um esboço para a história da música written by Maria Abreu between October of 1967 and August of 1968 on the Correio do Povo’s Caderno de Sábado. The main objective of this work is to comprehend how Maria Abreu presents the history of music in her series. We have stablished as specific objectives to map and recover the texts that composes the series; to classify and analyze the writings reflecting on its themes and approaches to the History of Music; discuss and problematize the following questions: what is the music that the author is writing about? What are the resources used by the author to address the general public? To whom is she writing the series? And what are the references used by the author to present the series? To enlighten the object theoretically, we have contextualized the cultural supplement as a journalism expert system, stressing the critical role of mediation of specialized fields. We have contextualized the Caderno de Sábado on the Correio do Povo’s history and systematized biographical information about the author. Content analysis was used to analyze the 24 articles that compose the series. Based on the results, we have concluded that the series Um esboço para a história da música focuses on Ancient Music, addressed in 42% of the subjects. The aforementioned composers are from nine different countries, led by the Germans, who make up 36% of all mentioned composers. Throughout the series, Maria Abreu references 24 authors, between musicologists, critics, historians, writers and philosophers. The language used on the texts is specialized, and the series is aimed at readers with background knowledge of music history and music theory.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135382
Arquivos Descrição Formato
000988020.pdf (13.96Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.