Repositório Digital

A- A A+

Comunicação e marca: uma análise da Hamburgueria 1903 no Facebook e sua relação com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

.

Comunicação e marca: uma análise da Hamburgueria 1903 no Facebook e sua relação com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Comunicação e marca: uma análise da Hamburgueria 1903 no Facebook e sua relação com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Autor Narciso, Augusto D’Ávila
Orientador Schmitz, Vera Regina
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense
Marca
Marketing
[en] Brand
[en] Communication
[en] Grêmio foot-ball porto alegrense
[en] Hamburgueria 1903
[en] Marketing
Resumo Este trabalho busca identificar como a Hamburgueria 1903 se comunica através da rede social Facebook e como ela se apropria da marca Grêmio na sua comunicação. Para tanto, foram abordados conceitos e características de Marketing, Comunicação e Marca, além da contextualização da sociedade midiatizada, o surgimento e consolidação das redes sociais online, principalmente no âmbito organizacional, além da apresentação do surgimento e características da Hamburgueria 1903. Esta pesquisa tem caráter qualitativo, baseada em estudo de caso que comportou as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. A técnica de análise escolhida foi a análise de conteúdo, organizadas a partir do conteúdo produzido pela Hamburgueria 1903 durante o mês de agosto de 2015, buscando trazer elementos pertinentes nesse período principalmente por conta de acontecimentos envolvendo o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Por meio da pesquisa desenvolvida, concluiu-se que a Hamburgueria 1903 se comunicou, no período analisado, de maneira essencialmente mercadológica, utilizando expressivamente as características visuais e conceituais da identidade da marca Grêmio.
Abstract The present paper aims to identify the way that "Hamburgueria 1903" communicates through the social network Facebook and how it uses Grêmio's brand in its communication. For this purpose, concepts and characteristics of Marketing, Communication and Brand were approached as well as the contextualization of the media society, the growing and consolidation of online social networks, mainly within the organizational scope besides the presentation of the beginning and characteristics of Hamburgueria 1903. This is a qualitative research based on a case study which focused on techniques of bibliographic and documentary research. The technique chosen was analysis of content, and it was organized from the content produced by Hamburgueria 1903 in August 2015, aiming at bringing important issues during this period due to several events which occurred with Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Throughout the research, it could be concluded that Hamburgueria 1903 communicated marketly, expressively using visual and conceptual characteristics of Grêmio's brand identity.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135385
Arquivos Descrição Formato
000987921.pdf (2.599Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.