Repositório Digital

A- A A+

Mobilização social e comunicação: o caso da ONG Parceiros Voluntários

.

Mobilização social e comunicação: o caso da ONG Parceiros Voluntários

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mobilização social e comunicação: o caso da ONG Parceiros Voluntários
Autor Barbieri, Adriane Rodrigues
Orientador Nunes, Ana Karin
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Estratégia de comunicação
Parceiros Voluntários
[en] Communication
[en] Public
[en] Relationship
[en] Social mobilization
Resumo O estudo busca avaliar as estratégias de comunicação utilizadas pela ONG Parceiros Voluntários com foco na mobilização e na construção de relacionamentos estratégicos entre a organização e os seus públicos. Para isso, o referencial teórico abordou questões sobre o terceiro setor, o papel do cidadão como agente transformador, a comunicação como instrumento de mobilização social e a importância do relacionamento com os públicos estratégicos. Como métodos, utilizou-se do estudo de caso e da pesquisa bibliográfica. As técnicas empregadas, para a coleta e análise de dados, são a observação direta, a análise documental, a análise de conteúdo e as entrevistas em profundidade. Percebeu-se através da análise, em linhas gerais, que a organização mobiliza através da comunicação com propriedade, mas ainda precisa instituir um planejamento de comunicação para manter um relacionamento mais próximo com alguns de seus públicos.
Abstract The study aims to evaluate the communication strategies used by the NGO (Non-Governmental Organization) Parceiros Voluntários with focus on mobilization and building strategic relationships between the organization and its public. For this, the theoretical framework approached issues related to the third sector, the role of the citizen as a transformation agent, the communication as a social mobilization tool and the importance of relationships with strategic targets. Case study and literature were used as method. The techniques used for data collection and analysis were direct observation, document analysis, content analysis and in-depth interviews. It was noticed during the analysis that in general the organization mobilizes through communication with property, but has yet to establish a communication plan to keep a closer relationship with some of his public.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/135387
Arquivos Descrição Formato
000987914.pdf (3.288Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.